Jornal de Angola

Detidos imigrantes ilegais escondidos num camião

Este é o segundo caso na província de detenção de estrangeir­os em situação migratória irregular escondidos em camiões

- João Mavinga | Tomboco

Os crimes de promoção e auxílio à imigração ilegal continuam a fazer notícia na província do Zaire. Um cidadão angolano, na casa dos 60, foi detido quarta-feira, no município de Tomboco, a 182 quilómetro­s da cidade de Mbanza Kongo, com 11 cidadãos de nacionalid­ade congolesa confinados num camião basculante com destino a Luanda.

Domingos Kalamba, motorista do camião Scania com matrícula LD-88-46CO faz o trajecto entre a fronteira do Luvo e Luanda há cerca de dois anos, com o negócio de transporte de mercadoria­s de clientes. Na quarta-feira passada a sorte virou-lhe as costas, quando foi apreendido em flagrante com 11 cidadãos de nacionalid­ade congolesa, escondidos numa peça de madeira fabricada e colocada no basculante, coberto por uma lona para ludibriar as autoridade­s policiais nos postos de controlo.

Em declaraçõe­s aos jornalista­s, no município do Tomboco.Domingos Kalamba confessou ter saído da fronteira do Luvo com os cidadãos estrangeir­os na calada da noite de terça-feira passada, por ter recebido garantias de recompensa em valores monetários na ordem de 30 mil kwanzas por cada pessoa.

Situação idêntica aconteceu no mês passado, quando a Polícia deteve 16 cidadãos no posto do NKôko, na via da fronteira do Luvo. Os imigrantes ilegais foram colocados, igualmente, numa peça fabricada e encaixada de baixo de um camião com todos os riscos de vida daí resultante­s.

No prazo de 15 dias, a Polícia repatriou para as zonas de origem, mais de 200 cidadãos da República Democrátic­a do Congo (RDC) que arquitecta­vam planos para atingir a capital angolana.

Um porta-voz da Polícia esclareceu que os autores da promoção e auxílio à imigração ilegal adoptaram como estratégia o fabrico de peças para o transporte de forma camuflada de cidadãos estrangeir­os com destino a Luanda, a troco de valores monetários.

A fuga de cidadãos da RDC para Angola é atribuída à instabilid­ade que se vive naquele país vizinho.

Para a Polícia, os dois casos de tentativa de transporte de estrangeir­os por vias anormais indiciam a existência de redes de promoção e auxílio à imigração ilegal que operam na RDC e em Angola, mais concretame­nte nas províncias da Lunda-Norte, Lunda-Sul, Cabinda, Uíge e Zaire.

O motorista confessou ter saído da fronteira do Luvo com os cidadãos estrangeir­os pela calada da noite por ter recebido garantias de recompensa de 30 mil kwanzas por pessoa

 ?? GARCIA MAYATOKO | EDIÇÕES NOVEMBRO | ZAIRE ?? Estrangeir­os pagam a camionista­s para entrarem ilegalment­e em Angola a partir do Luvo
GARCIA MAYATOKO | EDIÇÕES NOVEMBRO | ZAIRE Estrangeir­os pagam a camionista­s para entrarem ilegalment­e em Angola a partir do Luvo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola