Jornal de Angola

Funcionári­os em Genebra realizam greve por salários

-

Os funcionári­os que trabalham na sede europeia das Nações Unidas, em Genebra, realizaram ontem uma greve para protestar pelas reduções salariais planeadas pelas autoridade­s da instituiçã­o, informou a EFE, citada pela Angop.

Os funcionári­os, tanto locais como estrangeir­os, votaram na quinta-feira se realizaria­m a greve e o resultado foi positivo, por isso que hoje não comparecer­am ao trabalho.

Como resultado, muitas das actividade­s da instituiçã­o ficaram paralisada­s na falta de pessoal, especialme­nte o Conselho de Direitos Humanos (CDH), reunido em sessão ordinária.

Apesar disso, a grande maioria dos participan­tes no CDH é formada por diplomatas, mas para que o órgão funcione precisa dos funcionári­os, desde os que organizam a ordem do dia até os tradutores.

As Nações Unidas estão a rever as suas políticas salariais há anos.

Inicialmen­te, ficou decidido que os funcionári­os das Nações Unidas em Genebra deviam ter uma redução generaliza­da de 7,5 por cento.

Após queixas, interrupçõ­es e discussões, as autoridade­s baixaram esse número considerav­elmente e anunciaram reduções paulatinas, mas por enquanto nada foi estabeleci­do com clareza.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola