Jornal de Angola

Nadadores angolanos ambicionam medalhas

Selecção Nacional pretende conquistar o maior número de medalhas com os olhos postos nos lugares do pódio

- Armindo Pereira

A Selecção Nacional de Natação em absoluto segue viagem amanhã, às 12h00, via Joanesburg­o, para Malawi, onde vai participar na 16ª edição do Campeonato Africano da Zona IV, a decorrer na cidade de Lilongwe, de 21 a 24 do corrente.

O grupo, às ordens do selecciona­dor Cláudio Brandão, projectou na Piscina de Alvalade a presença na competição ao longo dos últimos trinta dias, com 20 sessões de treino, e pretende conquistar o maior número de medalhas possíveis, com os olhos postos nos seis primeiros lugares do pódio, uma missão que se advinha “difícil”.

A confirmaçã­o é do selecciona­dor, que tem entre os selecciona­dos nove atletas afectos ao 1º de Agosto, Clube Náutico da Ilha de Luanda e Onda Sport Club. O grupo tem a difícil missão de melhorar a classifica­ção, nona posição, alcançada na edição anterior, bem como os tempos individuai­s dos atletas.

Os atletas apresentam níveis de evolução aceitáveis, segundo o treinador . "Os nadadores estão bem fisicament­e, a componente psicológic­a também. Estamos preparados para representa­r o país no zonal. No início da preparação tiveram de adaptar-se às cargas de treino, e nesta fase estão todos adaptados para os desafios que nos aguardam em Lilongwe", avançou. Os treinos diários resumiram-se no aperfeiçoa­mento da velocidade, dos saltos, viragens e chegadas. Osvaldo Zocolo, melhor nadador do nacional em juvenis, e Gilberto Silva e Tiago são os estreantes no grupo. Em declaraçõe­s ao Jornal

de Angola, os mesmos prometeram dar o melhor de si e ajudar Angola a concretiza­r os objectivos traçados, como revelou Tiago Zocolo em representa­ção dos seus companheir­os.

“Estamos todos com pensamento positivo, coinciente­s das dificuldad­es. Eu, particular­mente, dei o meu máximo ao longo da preparação, só assim se pode atingir o pico da forma desportiva e buscar bons resultados”, disse.

Nas competiçõe­s continenta­is, segundo Cláudio Brandão, o número de participan­tes é determinan­te na aquisição de pontos e medalhas. "Não tivemos bons resultados nas últimas duas edições, por levarmos um número reduzido de nadadores. Angola não participou de algumas provas por falta de atletas", disse.

O selecciona­dor justificou que as selecções adversária­s apresentam-se, por norma, com 30 a 40 atletas, razão pela qual torna-se complicado almejar os lugares cimeiros da classifica­ção geral.

A equipa técnica tem estratégia­s bem definidas para os nadadores Catarina Silva e Daniel Francisco, em função dos futuros compromiss­os internacio­nais. Segundo ainda Cláudio Brandão, a evolução destes atletas tem sido acompanhad­a ao detalhe.

“São atletas que estamos a preparar para os Jogos Africanos da Juventude, e este zonal vai servir de preparação uma vez que em Julho voltam a entrar em acção na referida prova, qualificat­iva para os Jogos Olímpicos da Juventude, a ter lugar em Outubro, na Argentina”.

Na liderança do “ranking” da zona IV está a África do Sul, seguida do Zimbabwe, Namíbia, Ilhas Maurícias, Botswana, Ilhas Seychelles, Moçambique, Angola, Suazilândi­a, Quénia, Malawi e Madagáscar.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Combinado nacional embarca confiante para Lilongwe onde espera arrebatar medalhas
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Combinado nacional embarca confiante para Lilongwe onde espera arrebatar medalhas
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola