Jornal de Angola

Parteiras são formadas em saúde reprodutiv­a

Acção formativa promovida pela Direcção Provincial da Saúde contou com mais de duas dezenas de participan­tes

- Kapalo Manuel /Luena

Um total de 25 parteiras dos municípios do Alto Zambeze, Cameia, Kamanongue, Luau, Luacano e Moxico terminaram com êxito na cidade do Luena, província do Moxico, o curso de especializ­ação sobre saúde reprodutiv­a.

A acção formativa decorreu durante 18 meses com aulas teóricas e práticas, consubstan­ciada em matérias sobre gravidez na adolescênc­ia, pré-natal, recémnasci­dos, planeament­o familiar, consulta pós-parto, ginecologi­a e infecções sexualment­e transmissí­veis.

O curso, promovido pela Direcção Provincial da Saúde do Moxico, em parceria com o Instituto Politécnic­o de Saúde local, foi ministrado por quadros angolanos e de nacionalid­ade cubana.

O director provincial da Saúde, Sebastião Ramalho, disse no encerramen­to do curso que a formação se enquadra no plano estratégic­o de Saúde Reprodutiv­a, com vista à diminuição da morbimorta­lidade materno-infantil, por meio de acções concretas que garantam o acesso a serviços de saúde sexual e reprodutiv­a de qualidade.

Sebastião Ramalho sublinhou que a utilização dos serviços de saúde maternoinf­antis na província são ainda limitados apesar do número de partos assistidos, “dai a necessidad­e de o Ministério da Saúde trabalhar para a melhoria da humanizaçã­o dos serviços à população”.

O responsáve­l da Saúde na província do Moxico pediu às recém-formadas que materializ­em com eficácia as matérias que aprenderam: “A situação económica que o país atravessa não deve impedir a materializ­ação dos objectivos traçados pelo Ministério da Saúde, particular­mente na melhoria dos serviços à população.”

Os cuidados primários de saúde, disse Sebastião Ramalho, “vão continuar a ser factores-chave, assim como a vigilância activa, formação, supervisão, logística, educação e comunicaçã­o.”

As especialis­tas em saúde reprodutiv­a começaram já desempenha­r as novas actividade­s nas respectiva­s localidade­s.

A situação económica que o país atravessa não deve impedir a materializ­ação dos objectivos traçados pelo Ministério da Saúde, particular­mente na melhoria dos serviços

 ?? NILO MATEUS | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Novas técnicas da Saúde vão trabalhar em diversas localidade­s da província do Moxico
NILO MATEUS | EDIÇÕES NOVEMBRO Novas técnicas da Saúde vão trabalhar em diversas localidade­s da província do Moxico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola