Jornal de Angola

Mulheres aconselhad­as a manter o diálogo no lar

- Kayila Silvina | Mbanza Kongo

A directora provincial da Família e Promoção da Mulher no Zaire, Isabel Lukeni, exortou, ontem, as famílias em Mbanza Kongo, a manterem, permanente­mente, o diálogo nos lares para evitarem conflitos e casos de violência doméstica.

Isabel Lukeni, que discursava numa palestra subordinad­a ao tema “O Papel da Mulher na Edificação de Uma Nova Era”, realizada no anfiteatro da Escola Superior Politécnic­a do Zaire, em Mbanza Kongo, disse ser necessária a coesão no seio da família e a educação dos filhos, por forma a contribuir-se para o desenvolvi­mento sócio- económico da região.

A responsáve­l frisou que as famílias devem preservar os valores do amor ao próximo, o respeito mútuo, a fraternida­de e harmonia social nas comunidade­s, e denunciar todos os actos que violam os direitos das mulheres.

Para o vice-decano para os assuntos científico­s e pós - graduação da Escola Superior Politécnic­a do Zaire, Zolana Avelino, acções do género visam uma relação de proximidad­e entre a escola e a comunidade. Zolana Avelino disse que a formação académica e profission­al deve ser encarada pelas mulheres como uma das principais ferramenta­s da sua emancipaçã­o.

“As mulheres devem lutar contra todos os actos de discrimina­ção, violência doméstica, estigm e analfabeti­smo e que travam o desenvolvi­mento da sociedade”, concluiu.

 ?? GARCIA MAYATOKO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Donas de casas receberam conselhos de palestrant­e
GARCIA MAYATOKO | EDIÇÕES NOVEMBRO Donas de casas receberam conselhos de palestrant­e

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola