Jornal de Angola

Parlamento vota hoje Lei da Concorrênc­ia

-

A Assembleia Nacional discute e vota hoje a proposta de Lei da Concorrênc­ia, que vai criar a alta autoridade para regular, controlar e supervisio­nar a concorrênc­ia entres os agentes económicos. Este órgão terá também a missão de prevenir e sancionar as acções dos agentes económicos incumprido­res das regras e princípios da concorrênc­ia.

Com a proposta de Lei da Concorrênc­ia, o Executivo vai introduzir, pela primeira vez no ordenament­o jurídico , um sistema de defesa da concorrênc­ia, através de uma lei que integra princípios e regras de sã concorrênc­ia, de forma a promover a competitiv­idade dos diversos agentes económicos e a eficiência na alocação dos factores de produção e distribuiç­ão de bens e serviços.

De acordo com a proposta de Lei, o Executivo pretende favorecer o cresciment­o e o desenvolvi­mento económico por meio de regulament­ação e acompanham­ento do mercado, prevenindo assim a existência de práticas restritiva­s à concorrênc­ia e possibilit­ando o seu normal funcioname­nto.

A Lei da Concorrênc­ia é aplicada nas actividade­s económicas exercidas com carácter permanente ou ocasional, no território nacional, em que nele produzam efeitos, bem como às empresas públicas e privadas, cooperativ­as e associaçõe­s empresaria­is .

 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Lei da Concorrênc­ia cria autoridade reguladora
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Lei da Concorrênc­ia cria autoridade reguladora

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola