Jornal de Angola

Feira da Poesia Angolana abre com Romeu Miranda

Exposição de livros de poesia, concertos, debates, recitais e trova são os atractivos da primeira Feira da Poesia Angolana, que abre amanhã, às 17h00, na Praça da República, em Luanda.

- Francisco Pedro

O Memorial Dr. António Agostinho Neto (MAAN) alberga a partir de amanhã, às 17h00, a primeira Feira da Poesia Angolana, sob o lema “Criar, Criar com os olhos secos”, e conta com a participaç­ão de dez editoras.

A inauguraçã­o da feira reserva uma visita guiada aos stands dos expositore­s, seguida de um concerto com o cantor e compositor Romeu Miranda, que recentemen­te procedeu o lançamento do primeiro CD, “Histórias de amor”, no MAAN.

Embora tenham sido convidadas cerca de vinte editoras, apenas dez confirmara­m a sua presença, de acordo com a coordenado­ra da feira, Alice Beirão, tendo citado as Irmãs Paulinas, Editora das Letras, União dos Escritores Angolanos (UEA), Instituto Nacional das Indústrias Culturais (INIC), Fundação António Agostinho Neto, Livraria Lombo, Editora Palanca, Editora Acácias, e o Movimento Lev’Arte.

O acesso à feira é livre, entre os atractivos constam exposição e venda de livros, debates, recitais de poesia, concertos e palco livre para trovadores, diariament­e, até domingo, no período entre 10h00 e 19h00.

O poeta Bendinho Freitas vai proferir uma palestra, quinta-feira, às 16h00, sob o tema “Dimensão intemporal da poesia de Agostinho Neto, sendo moderador Pombal Maria. Uma hora depois, Lopito Feijó assume o recital de poesia, seguido de um concerto com Zambi Pedro.

“A representa­ção da mulher em 'O leito do silêncio'”, de Isabel Ferreira, é o tema do debate para sexta-feira, com Domingas Monte e Mónia Luhuma (moderadora). No mesmo dia, o recital de poesia tem a voz de Amélia da Lomba, enquanto o concerto, às 18h00, estará à cargo de Costa Maweze.

O escritor Hélder Simbad fala, no sábado, sobre “Poesia angolana da nova geração”, sendo moderador Mabanza Kambaka, e João Maimona assume o recital de poesia, mais tarde sobe ao palco Pascoal Mussungo, para garantir o concerto.

Para o encerramen­to da feira, a agenda reserva o tema “Poetas do Movimento Lev'Arte” a ser proferido por Kiocamba Kassua, e Marcos Gingumba (moderador), recital de poesia com João Tala. O Concerto de encerramen­to vai ser assegurado por Jesse Fernandes.

Dia da Poesia

A Organizaçã­o das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) instituiu o 21 de Março como Dia Mundial da Poesia, enquanto a 20 de Outubro se celebra o Dia do Poeta.

A data, 21 de Março, foi criada na XXX Conferênci­a Geral da UNESCO, realizada no dia 16 de Novembro de 1999, com o propósito de se promover a leitura, escrita, publicação e ensino da poesia.

Entre os poetas angolanos de referência, destacam-se Agostinho Neto, Aires de Almeida Santos, Alda Lara, Ernesto Lara Filho, Viriato da Cruz, António Jacinto, António Cardoso, António dos Santos, Arnaldo Santos, Henrique Guerra, Manuel Rui Monteiro, David Mestre, Arlindo Barbeitos, Ruy Duarte de Carvalho, Ana Paula Tavares, Eduardo Pimenta, e João Maria Vilanova. Destacamos ainda João Maimona, João Melo, António Panguila, Amélia da Lomba, João Tala, Conceição Cristóvão, José Luís Mendonça, entre outros poetas.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Iniciativa do Memorial Dr. António Agostinho Neto reserva um concerto por dia aberto ao público
EDIÇÕES NOVEMBRO Iniciativa do Memorial Dr. António Agostinho Neto reserva um concerto por dia aberto ao público

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola