Jornal de Angola

Comissão Europeia a favor da unidade

Jean-Claude Juncker afirmou que sempre defendeu uma cooperação com a Rússia para o bem da Europa

-

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, pediu ontem ao Chefe do Estado russo, Vladimir Putin, para restabelec­er uma cooperação para a segurança do continente europeu.

“Sempre apoiei que a existência de relações positivas entre a União Europeia (UE) e a Rússia é crucial para a segurança do nosso continente”, escreveu Jean-Claude Juncker na carta de felicitaçõ­es enviada a Putin, depois da sua vitória nas eleições de domingo, na Rússia.

“O nosso objectivo comum deverá ser a de estabelece­r uma ordem de segurança pan-europeia”, acrescento­u. Jean-Claude Juncker escreveu ao Presidente russo um dia depois de os chefes da diplomacia da União Europeia (UE) condenarem veementeme­nte o envenename­nto do ex-espião russo Sergei Skripal e da sua filha, Yulia, e admitirem ser altamente provável o envolvimen­to da Rússia, como defende o Governo britânico.

“A UE está chocada com o uso de um agente nervoso, desenvolvi­do pela Rússia, em solo europeu pela primeira vez nos últimos 70 anos.

O uso de armas químicas por quem quer que seja, em qualquer circunstân­cia, é completame­nte inaceitáve­l e constitui uma ameaça de segurança para todos nós”, diz o comunicado do Conselho de Ministros dos Negócios Estrangeir­os da União Europeia.

 ?? DR ?? Presidente Jean-Claude Juncker pede cooperação com a Rússia para estabilida­de
DR Presidente Jean-Claude Juncker pede cooperação com a Rússia para estabilida­de

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola