Jornal de Angola

Força Aérea israelita atacou reactor nuclear

-

O Exército israelita admitiu ontem ataques há mais de dez anos a um presumível reactor nuclear na Síria, durante uma operaçãore­lâmpago a partir do ar. Na altura, rezam documentos agora publicados, não subsistiam grande dúvidas de que Israel estava por trás da incursão audaz no território inimigo contra o local de Al-Kibar, na província de Deir Ezzor (leste), na noite de 5 para 6 de Setembro de 2007.

Mas esta é a primeira vez em que este país assumiu abertament­e a autoria do ataque, agora que foram publicados documentos desclassif­icados. Este reconhecim­ento coincide com uma multiplica­ção de alertas por parte de Israel contra o reforço da presença militar iraniana na Síria e dos apelos para corrigir ou anular o acordo entre as grandes potências e o Irão sobre as c nucleares daquele país islâmico.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, deu o prazo de 12 de Maio aos países europeus para corrigirem o que considera as terríveis lacunas deste acordo, concluído em 2015.

A possibilid­ade de um ataque israelita contra instalaçõe­s nucleares iranianas é desde há muito objecto de especulaçõ­es intensas.

Em 1981, Israel bombardeou o reactor nuclear de Osirak, apesar da oposição de Washington.

Um porta-voz do Exército israelita escusou-se a comentar a oportunida­de da desclassif­icação dos documentos, em resposta a uma pergunta da agência France Presse.

 ?? JAIMAGENS/FOTÓGRAFO ?? Aviões de combate destruíram uma suposta central na Síria
JAIMAGENS/FOTÓGRAFO Aviões de combate destruíram uma suposta central na Síria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola