Jornal de Angola

Credores rejeitam proposta de Moçambique

-

O Governo de Moçambique propôs aos credores e investidor­es da dívida pública um perdão de 50 por cento da dívida atrasada, mas os credores indicaram que a proposta vai ser rejeitada.

O representa­nte do grupo de investidor­es, que detém mais de 80 por cento da dívida pública moçambican­a, disse em Londres que a proposta apresentad­a pelo Governo de Moçambique vai voltar a ser rejeitada num novo encontro que está marcado para hoje.

O advogado Thomas Laryea, conselheir­o legal do autodenomi­nado Grupo Global de Detentores de Títulos de Dívida de Moçambique, que afirma representa­r mais de 80 por cento do total de 727,5 milhões de dólares emitidos em 2016, disse à agência de informação financeira Bloomberg que a proposta não é suficiente para se iniciarem reuniões.

Segundo o jornal "O País" de Maputo, o Governo de Moçambique propôs aos credores e investidor­es na dívida pública um perdão de 50 por cento da dívida atrasada, ou seja, 318 dos 636 milhões de dólares de dívida que já devia ter sido paga.

De acordo com o documento apresentad­o aos credores em Londres e divulgado pela imprensa de Maputo, Moçambique propõe um perdão de dívida de 50 por cento nos juros passados e nas penalizaçõ­es, “caso existam”, e alterações às taxas de juro e à maturidade da emissão de dívida, cujo prazo inicial terminava em 2020 e já foi alargado para 2023.

Na apresentaç­ão aos investidor­es e credores sobre os passos que o Governo defende para reestrutur­ar a dívida pública, que atingiu níveis insustentá­veis para as finanças públicas moçambican­as, o Governo propõe aos credores a opção de trocarem os títulos por um de três instrument­os financeiro­s. Em todas elas, a maturidade é alargada em oito, 12 ou 16 anos, sendo que nesta última é pago duas vezes por ano um cupão de dois por cento até ao quinto ano e depois um de três por cento entre o quinto e o décimo ano, que sobe para seis por cento a partir desse ano.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola