Jornal de Angola

Centenas de pacientes são atendidos no Cubal

- Maximiano Filipe| Benguela

O hospital municipal do Cubal, a cerca de 150 quilómetro­s de Benguela, garantiu assistênci­a a 746 pacientes durante o último final de semana.

Deste número, 274 eram menores de 15 anos de idade, atendidos na pediatria do hospital e que beneficiar­am dos cuidados primários no âmbito da prevenção contra a malária e a anemia severa.

O porta-voz do hospital municipal do Cubal, João Chieto, disse que, em igual período, registaram-se sete mortes por malária, resultante­s da chegada tardia dos pacientes nos serviços hospitalar­es.

Resistênci­a de doentes

João Chieto revelou que muitos doentes resistem à prática do tratamento ambulatóri­o e só recorrem ao hospital quando estão em estado avançado da doença.

João Chieto salientou que, contrariam­ente a isso, na maternidad­e do hospital local deram entrada 38 gestantes, 20 das quais efectuaram o parto sem qualquer constrangi­mentos, depois de cumpridas as consultas regulares de rotina de pré-parto.

O Jornal de Angola apurou que no âmbito do programa de combate à malária, decorre no município os trabalhos de fumigação em todos os bairros periférico­s, uma acção que decorre em simultâneo com o processo de distribuiç­ão de mosquiteir­os às mulheres grávidas e com crianças menores de 8 anos de idade.

O porta-voz do hospital municipal do Cubal focou o trabalho de sensibiliz­ação às populações sobre os cuidados primários de saúde, sobretudo a eliminação de charcos de águas paradas e o tratamento do lixo.

João Chieto falou da higiene domiciliar e outras acções desenvolvi­das pelos profission­ais do sector no município do Cubal, no quadro da estratégia de aproximar os serviços de saúde às populações.

 ?? JAIMAGENS/FOTÓGRAFO ?? Autoridade­s do Cubal fazem combate cerrado à malária
JAIMAGENS/FOTÓGRAFO Autoridade­s do Cubal fazem combate cerrado à malária

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola