Jornal de Angola

Principais forças do andebol disputam primazia em África

1º de Agosto e Petro jogam pela primeira vez em simultâneo prova continenta­l dominada pelo colosso da Costa do Marfim

- Teresa Luís

A equipa sénior feminina de andebol do Petro de Luanda regressa, três anos depois, a uma das maiores montras da modalidade, para a disputa da 34ª edição da Taça dos Vencedores das Taças, a decorrer de 12 a 24 de Abril, na cidade do Cairo, capital do Egipto.

Com sete títulos conquistad­os de modo ininterrup­to (2008 a 2014), as petrolífer­as, comandadas por Vivaldo Eduardo, ocupam o segundo lugar do ranking africano, atrás do África Sport da Costa do Marfim, que tem nove troféus. O Camishi dos Camarões soma cinco, o Rombo Sport da Costa do Marfim, quatro, e o 1º de Agosto, três.

Na presente edição, dez formações participam na prova , designadam­ente 1º de Agosto (campeão), Petro de Luanda, Stade Mandji (Gabão), Cara e Abo Sport (Congo Brazzavill­e), FAP e Dyamique de Bokito (Camarões), HC Heritage (Congo Democrátic­o), Habitat HBC (Costa do Marfim) e Al Ahly (Egipto).

Com a presença confirmada das duas melhores equipas do continente, perspectiv­a-se uma final inédita, entre Petro e 1º de Agosto, que nunca coexistira­m na competição. As militares, orientadas pelo dinamarquê­s Morten Soubak, ambicionam a conquista do quarto troféu consecutiv­o, ao passo que as petrolífer­as perseguem o resgate do ceptro que há três anos não repousa na galeria do Eixo Viário. O sorteio está marcado para sábado, na sede do Al Ahly.

A disputa do Campeonato Provincial de Luanda está inserida na preparação das eternas rivais. Hoje, às 18h00, o 1º de Agosto recebe o Petro de Luanda, no campo do Quartel-General do Exército. Soubak e Vivaldo têm a oportunida­de de avaliar os plantéis, tirar ilações e montar estratégia­s com vista o alcance dos objectivos traçados.

Reforço masculino

Al Ahly (campeão) e Heliopolis (Egipto), Salinas e Phoenix (Gabão), Al Ittihad e Al Nasr (Líbia), TBHC (Madagáscar), Inter Club (Congo Brazzavill­e), As Minuh e FAP (Camarões), JSK e JSL (Congo Democrátic­o), Widad Smara (Marrocos), ESS (Tunísia), RED Star (Costa do Marfim), Kirkos Sub-City e Kembata Durame (Etiópia) são as equipas que confirmara­m participaç­ão.

Não obstante a conquista da medalha de bronze, nas duas últimas edições do Campeonato Africano das Nações, Angola continua a falhar presença nas provas continenta­is de clubes. 1º de Agosto e Interclube são as formações que mais atletas cedem à Selecção Nacional.

O órgão reitor da modalidade e as direcções dos dois clubes devem gizar estratégia­s, de modo a garantir a presença em provas do género, visando o alcance de maior rodagem competitiv­a, sobretudo numa fase em que o país está qualificad­o para o Mundial.

A última participaç­ão dos militares nas provas da Confederaç­ão aconteceu em 2013, na Taça dos Campeões. Club Africain (cinco títulos), Esperance de Tunis e Zamalek do Egipto (três) são ausências sonantes da presente edição.

 ?? M MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Equipas angolanas podem, caso estejam ao seu melhor nível jogar a final da competição
M MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Equipas angolanas podem, caso estejam ao seu melhor nível jogar a final da competição
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola