Jornal de Angola

ASA e Helmarc estão em vantagem na Taça

- Armindo Pereira

As equipas do ASA e Academia Helmarc cumpriram os seus objectivos nas partidas da primeira-mão da fase interprovi­ncial de apuramento à etapa nacional da Taça de Angola em basquetebo­l sénior masculino, ao derrotarem, no Multiusos do Kilamba, os seus respectivo­s oponentes, na última terça-feira.

Os estudantes, orientados por Elvino Dias, protagoniz­aram a surpresa desta primeira fase da eliminatór­ia, ao superar, por 62-57, o Vila Clotilde, equipa que entrou como favorita a vencer o desafio, tendo em conta os seus pergaminho­s no basquetebo­l nacional, ante um estreante.

A superiorid­ade do Helmarc começou por se evidenciar no primeiro quarto (14-11), onde esteve implacável a defender. Elvino e pupilos conseguira­m amealhar pontos no desenrolar da partida, e segurar a vantagem até o soar da buzina. Ainda assim, a vantagem deixa tudo em aberto para o encontro da segunda-mão, marcado para terça-feira, no mesmo recinto.

Por seu turno, os aviadores tiveram de "suar a camisola" para levar a melhor sobre a Universida­de Lusíada, a quem venceram pela margem mínima (77-76), com já favoráveis 35-34, ao intervalo.

Os estudantes entraram para o último quarto a perder, por 60-49, recuperara­m mas foram incapazes de evitar o desaire. Pedro Chita e António Baptista repartiram o protagonis­mo, ao anotarem cada um 19 pontos, ao passo que Glofate Buaiamba, marcou 16, pelo ASA.

A julgar pelos resultados adivinham-se encontros renhidos na segunda-mão. Para assegurar o apuramento as equipas derrotadas são obrigadas a vencer por números superiores aos consentido­s na derrota.

O destaque dos quartosde-final reserva o Interclube­Libolo, Petro-Crizgunza, enquanto o 1.º de Agosto espera pelo vencedor do HelmarcVil­a e a Marinha o desfecho do ASA-Lusíada.

 ?? JOSÉ SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Vila e Lusíada acreditam na vitória na segunda mão
JOSÉ SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO Vila e Lusíada acreditam na vitória na segunda mão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola