Jornal de Angola

Académica do Lobito sobe ao terceiro lugar

- Armindo Pereira

A Académica do Lobito ascendeu a terceira posição na tabela classifica­tiva da 40ª edição do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola Zap, agora com 11 pontos, fruto da vitória sobre o Desportivo da Huíla, por uma bola sem resposta, em jogo referente à sétima jornada, disputado no Estádio do Ferrovia.

Não foi desta que a equipa militar levou a melhor sobre os lobitangas, que nos últimos três anos têm feito bons resultados naquele recinto. As despesas do jogo foram assumidas pela equipa da casa cujo objectivo era também chegar a terceira posição.

O maior volume de jogo ofensivo não se traduzia naquilo que os adeptos mais auguravam, os golos. O Desportivo da Huíla criou inúmeras oportunida­des, mas os seus avançados mostraram-se perdulário­s, para desespero do técnico Mário Soares.

Por seu turno, os estudantes de Benguela pouco ou nada faziam no sentido de tirar algum proveito da ineficácia do ataque do opositor. Os defensores limitavam-se a tirar a bola da grande área, na maior parte dos lances. Até o final dos primeiros 45 minutos não houve oportunida­de clara de golo, quer de um como do outro lado. No reatamento, a postura dos jogadores da Académica do Lobito, denotava algum abrandamen­to competitiv­o, parecia estar satisfeita com o empate, ao passo que o Desportivo procurava visar a baliza contrária embora pouco esclarecid­o.

Era decorrido meio quarto de hora da etapa complement­ar quando o técnico dos visitantes, Rui Garcia substituiu Cadú por Lelas, no sentido de dar outra dinâmica ao ataque, e Mário Soares respondeu com a entrada de Nadinho para o lugar de Milton.

Quando tudo parecia que o empate seria o resultado final, Lourenço aproveitou uma falha defensiva dos defensores do Desportivo da Huíla, para recuperar a bola e assistir Jirressi, que só teve de empurrar a bola, aos 83 minutos. Com este triunfo, os académicos subiram seis lugares na tabela, ao passo que o Desportivo desceu da sexta para sétima, com nove pontos.

Para a mesma ronda, os jogos Sporting de Cabinda ao 1.º de Agosto e o Kabuscorp do Palanca ao Petro de Luanda, foram adiados, sem data prevista para a sua realização, devido à participaç­ão dos militares e dos petrolífer­os nas Afrotaças.

O Interclube lidera o Girabola Zap com 16 pontos, fruto de cinco vitórias, um empate e igual número de derrota.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola