Jornal de Angola

Palancas Negras jogam para o terceiro lugar

Apesar de estar em desvantage­m nas partidas entre ambas os comandados de Vasiljevic ganharam o último desafio

- António Cristóvão

A Selecção Nacional de futebol de honras discute hoje às 14h00, diante do Zimbabwe (Guerreiros), no estádio Levy Mwanawasa, na cidade de Ndola, Zâmbia, a conquista do terceiro lugar no Torneio Internacio­nal denominado “Quatro Nações”, enquadrado na primeira Data FIFA do ano.

Depois da derrota, por 67, aos penáltis na partida de estreia, quarta-feira, frente a África do Sul, após igualdade a uma bola no tempo rigorosame­nte cronometra­do, os Palancas Negras, designação oficial da selecção, querem redimir-se do desaire e deste modo fugir o quarto e último lugar.

Na história dos confrontos entre si, os Palancas somam sete triunfos contra oito dos Guerreiros. Ambas selecções empataram em três ocasiões. Angola marcou 18 golos e sofreu 21, enquanto que o Zimbabwe apontou 21 e consentiu 18 tentos.

Palancas Negras e Guerreiros disputam hoje o 19º jogo entre desafios oficiais (para eliminatór­ias do Campeonato do Mundo, Taça de África das Nações, Taça Cosafa) e amistosos.

No último desafio, disputado no dia 14 de Outubro de 2012, a Selecção Nacional derrotou o Zimbabwe, por 2-0, no Estádio Nacional 11 de Novembro, referente à eliminatór­ia de apuramento para a fase final da Taça de África das Nações (CAN), em 2013, na África do Sul.

As selecções defrontara­m-se pela primeira vez, no dia 9 de Novembro de 1985, com vitória dos Guerreiros sobre os Palancas Negras, por 3-2, no Estádio Nacional da Cidadela, em jogo amistoso no quadro das festividad­es da Independên­cia Nacional.

Para já é certo que o técnico Srdjan Vasiljevic deve apostar em Landu na baliza, Isaac, Bastos Quissanga, Wilson e Tó Carneiro no sector defensivo, enquanto na linha intermédia pode alinhar Job, Herenilson, Show e Djalma Campos. No ataque dos Palancas Negras, o novo selecciona­dor nacional deve colocar Ary Papel e Vá.

Para o técnico Srdjan Vasiljevic, a Selecção Nacional está em condições de ganhar o jogo.

“O nosso objectivo é alcançar a vitória, mas vamos ver durante o desafio. Não pensamos desistir do nosso objectivo”, garantiu o treinador sérvio.

Caso a selecção vença o jogo, iguala o número de triunfos do adversário. Na eventualid­ade de acontecer, seria bastante moralizant­e para os jogadores, equipa técnica e direcção da Federação Angolana de Futebol, para pôr cobro às constantes críticas públicas em relação à prestação do grupo nas provas oficiais e desafios amistosos.

Na quarta-feira à tarde, em Ndola, os zimbabwean­os perderam por 4-5, também aos penáltis diante dos zambianos, anfitriões da prova. No tempo regulament­ar, as selecções empataram a dois golos, num desafio marcado pelo equilíbrio durante os 90 minutos de jogo.

A Selecção Nacional regressa amanhã à tarde a Luanda. O próximo compromiss­o internacio­nal está agendado para 7 de Setembro, diante das Zebras do Botswana no Estádio Nacional 11 de Novembro.

O encontro é a contar para a segunda jornada do Grupo I de apuramento para a fase final da Taça de África das Nações (CAN), em 2019, nos Camarões.

Este ano, no Chan, prova reservada para os jogadores que alinham apenas nos campoenato­s dos respectivo­s países, Angola ficou afastada nos quartos-de-final, ao perder por 2-1, para a Nigéria, após prolongame­nto, disputado após igualdade a uma bola.

Orientada já por Vasiljevic, os Palancas Negras, estavam a ganhar as Super Águias por 1-0, até aos 90 minutos. Para a discussão do primeiro lugar, os Bafana Bafana da África do Sul jogam hoje às 16h00, com a Zâmbia, Chipolopol­o. Um desafio aguardado com enorme expectativ­a devido a rivalidade entre os referidos países.

Palancas Negras e Guerreiros disputam hoje o 19º jogo entre desafios oficiais (para eliminatór­ias do Campeonato do Mundo, Taça de África das Nações, Taça Cosafa) e amistosos.

 ??  ??
 ?? JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Angola joga esta tarde pelo brio, falhado o objectivo de erguer o troféu das Quatro Nações
JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO Angola joga esta tarde pelo brio, falhado o objectivo de erguer o troféu das Quatro Nações

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola