Jornal de Angola

Chefe de Estado recebe em audiência a embaixador­a norte-americana

-

da República, João Lourenço, recebeu ontem em audiência, no Palácio Presidenci­al da Cidade Alta, a nova embaixador­a norte-americana em Angola, Nina Maria Fite, recentemen­te nomeada pelo Presidente Donald Trump para substituir Helen La Lime, que esteve no cargo desde 2014.

Nina Maria Fite já trabalhou em Angola como chefe da secção político-económica da Embaixada dos Estados Unidos. A diplomata exercia a função de cônsul dos Estados Unidos em Montreal (Canadá), desde 2014, tendo já trabalhado em sete missões diplomátic­as norteameri­canas no estrangeir­o, incluindo Portugal.

A nova embaixador­a dos EUA em Angola é fluente em português, francês, espanhol e húngaro.

Recentemen­te, a diplomata deu ênfase ao facto de as companhias americanas estarem a acompanhar as mudanças que se têm operado em Angola com muito interesse, uma vez que as mesmas irão melhorar os negócios entre os dois Estados. “É desejo de todos verem a economia angolana a crescer e os EUA estão prontos a ajudar”, sublinhou a diplomata na altura e prometeu dar seguimento e reforçar o trabalho desenvolvi­do pela sua antecessor­a. Angola e os Estados Unidos assinaram, em 2010, um acordo para a criação de uma comissão bilateral intitulada Diálogo de Parceria Estratégic­a.

O acordo visa levar as relações entre Luanda e Washington para um nível mais elevado.

Angola tornou-se assim o terceiro país africano com quem os Estados Unidos têm aquilo que Washington chama de uma parceria estratégic­a. Os outros dois são a África do Sul e a Nigéria.

 ??  ?? O Presidente
O Presidente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola