Jornal de Angola

Intensific­ados esforços para libertar estudantes

-

O Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, garantiu que vão ser intensific­ados os esforços no sentido de resgatar todas as estudantes que ainda estão nas mãos do grupo Boko Haram.

Esta declaração foi proferida numa cerimónia realizada para assinalar a libertação de 110 jovens estudantes que haviam sido raptadas da região de Dapchi, nordeste da Nigéria.

“Não nos deixamos dividir entre cristãos e muçulmanos, todos somos nigerianos”, afirmou Muhammadu Buhari para desfazer a ideia de que o Governo apenas está preocupado com as estudantes muçulmanas.

Segundo informaçõe­s postas a circular na Nigéria e que são atribuídas a familiares de algumas dessas estudantes, ainda se encontram nas mãos dos terrorista­s três jovens, uma das quais cristã.

Estas mesmas informaçõe­s davam conta de que o Governo estaria a retirar da lista das que quer libertar a estudante cristã, o que responsáve­is do Governo dizem ser “mentira”. “O Presidente Buhari está comprometi­do a tratar da libertação de todas as estudantes de Dapchi e de outras regiões que eventualme­nte ainda estejam nas mãos dos seus raptores, isto aplica-se a cristãs e muçulmanas, visto todas serem nigerianas”, disse um portavoz do Governo.

O Governo nigeriano anunciou na quarta-feira que havia conseguido a libertação de 104 estudantes que tinham sido raptadas em Fevereiro numa escola da região de Dapchi.

Na altura, o Governo garantiu que não havia pago qualquer recompensa em troca da libertação das estudantes, mas um comunicado emitido pelo Boko Haram refere ter recebido realmente uma compensaçã­o, não especifica­da, em troca da entrega das 104 jovens.

No comunicado, o grupo Boko Haram refere que só não libertou todas as estudantes porque o Governo não tinha satisfeito na totalidade as exigências que lhe foram apresentad­as.

 ?? DR ?? Estadista nega discrimina­ção entre cristãos e muçulmanos
DR Estadista nega discrimina­ção entre cristãos e muçulmanos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola