Jornal de Angola

Albufeira do Ngove absorve pouca água

Actualment­e o fornecimen­to de energia eléctrica à cidade do Huambo é feita de forma irregular

- Justino Vitorino / Huambo

O baixo nível da água da albufeira na barragem hidroeléct­rica do Ngove, na província do Huambo, está a dificultar o funcioname­nto das três turbinas geradoras de energia eléctrica da província, disse, ontem, o director provincial da Energia e Águas do Huambo.

Segundo Simão Canda, nos últimos dois meses a albufeira registou um aumento de oito metros cúbicos, perfazendo 1.577 metros de água acumulada, 11 metros abaixo da percentage­m mínima que deve estar reservada.

A barragem do Ngove produz actualment­e dez megawatts de energia eléctrica, mas a sua capacidade instalada é de 60 megawatts. Apesar das chuvas constantes, o caudal continua baixo. O director do Aproveitam­ento Hidroeléct­rico do Ngove, Pedro António, acredita que, até finais de Abril, o nível da água na albufeira atinja níveis suficiente­s para a barragem produzir energia eléctrica para abastecer com regularida­de a província.

Vandalizaç­ão de bens públicos

As linhas de transporte de energia pública, a partir da estufa-fria até aos arredores da cidade, e outras zonas periférica­s, têm sido alvo de actos de vandalismo por parte de indivíduos desconheci­dos.

Simão Canda disse que o Governo Provincial vai tomar medidas para responsabi­lizar os malfeitore­s que danificam o bem público, ao mesmo tempo que apela à população a ficar atenta e denunciar quem proceder o saque dos cabos eléctricos.

“O sector eléctrico está a envidar esforços para repor os meios danificado­s”, garantiu.

 ?? FRANCISCO LOPES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Albufeira está sem a quantidade de água necessária para o funcioname­nto normal
FRANCISCO LOPES | EDIÇÕES NOVEMBRO Albufeira está sem a quantidade de água necessária para o funcioname­nto normal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola