Jornal de Angola

Feira multicultu­ral no Largo do Soweto

- Roque Silva

Uma feira multicultu­ral está aberta desde ontem e encerra amanhã, no Largo do Soweto, defronte ao Instituto Médio Industrial de Luanda, numa promoção do Ministério da Cultura, no âmbito da Jornada Março-Mulher.

Denominada “Feira de Cultura e Artes”, o evento, com acesso gratuito, tem a participaç­ão de mais de 50 expositore­s, entre editoras, livrarias, criadores e empreended­ores, cujos stands têm disponívei­s livros artísticos e didácticos de autores nacionais e estrangeir­os, artes plásticas, artesanato e discos para venda.

Os visitantes têm ainda a possibilid­ade de encontrar pratos típicos da gastronomi­a nacional, trajes confeccion­ados com tecidos de origem africana, produtos usados na medicina natural e cosméticos.

Apesar de prevista a participaç­ão de mais de meia centena de expositore­s participan­tes, o dia inaugural teve a presença de 21, em que se destacam o Instituto Nacional das Indústrias Culturais (INIC), a União dos Escritores Angolanos (UEA), Mayamba Editora, União Nacional de Artistas Plásticos (UNAC) e a Livraria Universitá­ria.

O primeiro dia teve um movimento fraco, com os estudantes do IMIL a constituír­em a maioria esmagadora do público.

A organizaçã­o prevê realizar a feira em todas as províncias a partir do próximo ano, onde, dentre outros atractivos, vai acolher concertos musicais, lançamento­s de livros, assinatura de autógrafos e concursos.

O director-geral do Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas (INIC), Gabriel Cabuço, disse que a feira é um incentivo do Ministério da Cultura à criação artística. Divulgar e promover os trabalhos artísticos desenvolvi­dos pelas mulheres e garantir o intercâmbi­o entre os expositore­s, por forma a permitir que sejam valorizado­s pela sociedade são outros dos objectivos da feira.

 ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Iniciativa leva animação cultural ao centro da cidade
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Iniciativa leva animação cultural ao centro da cidade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola