Jornal de Angola

Hamilton inicia defesa do título

Sebastien Vettel, um dos principais pilotos da Fórmula 1, ganhou a prova da última edição, e é um dos fortes candidatos a largar na primeira posição

- Altino Vieira Dias

Contagem decrescent­e para o início do campeonato. Depois dos testes de préépoca, agora as baterias estão viradas hoje, para saber quem irá partir na linha da frente, e amanhã, para saber quem irá vencer o Grande Prémio da Austrália, em Melbourne, naquela que será a corrida inaugural.

O Grande Prémio da Austrália teve como último vencedor o alemão Sebasttian Vettel, da Ferrari, em 2017, que suplantou a dupla de pilotos da Mercedes, composta pelo inglês Lewis Hamilton e o finlandês Valtterie Bottas.

Em 2017, Vettel teve uma corrida de sonho, já que quebrou o ciclo vitorioso da Mercedes nos Grandes Prémios da Austrália. Em 2014, o piloto alemão Nico Rosberg foi o vencedor, Lewis Hamilton, em 2015 e Nico novamente em 2016.

Apesar de não decidir quem irá vencer o campeonato de 2018, o Grande Prémio da Austrália pode servir para tirar alguns pontos positivos e negativos de como pode vir a ser o campeonato. Senão vejamos, em 2014, Rosberg venceu, mas foi Hamilton quem conquistou o campeonato; em 2015 Hamilton venceu a corrida e o campeonato, e em 2016, Rosberg venceu a corrida e o campeonato, já em 2017, Sebastian Vettel venceu a corrida, mas foi Hamilton a vencer o campeonato.

Apesar de Vettel atirar a pressão para a Ferrari, alegando que a Mercedes é favorita quando se está a começar o ano, os testes de pré-época demonstrar­am uma Ferrari bem ao nível da Mercedes. Hamilton foi mais rápido na primeira ronda de testes de pré-época no circuito de Barcelona.

A McLaren teve bom desempenho e na última ronda a Ferrari superou todas as equipas. A Red Bull pareceu estar próximo da Ferrari, vimos também uma McLaren com grandes melhorias e que poderá lutar por vitórias.

Para muitos amantes da Fórmula 1, em 2018, as coisas podem ser diferentes e Vettel poderá vencer a corrida e o campeonato, devido ao andamento demonstrad­o nos testes de pré-época e nos do Grande Prémio da Austrália. Para outros, a dupla de pilotos da Mercedes: Hamilton e Bottas, estão a esconder o verdadeiro funcioname­nto dos carros, e Vettel pode vencer a corrida no Grande Prémio da Austrália, mas não o campeonato.

Apesar de em 2018 a Ferrari e a Mercedes serem as grandes favoritas e esperarse uma luta renhida entre Hamilton e Vettel, a Red Bull está mais próxima da Ferrari este ano. Vettel pode ter uma nova (segunda) disputa com o australian­o Ricciard, mas o holandês Verstappen não se deixará certamente intimidar pelo currículo dos tetracampe­ões.

Os motores da Renault demonstrar­am grandes melhorias, daí a razão para não metermos o foco apenas na Mercedes e na Ferrari.

A McLaren com motor Renault põe Alonso entre os favoritos. A equipa de Woking conta com a experiênci­a do piloto e a chegada dos novos motores, pois o bicampeão mundial é um dos grandes favoritos à conquista de várias vitorias ou mesmo, quem sabe, do título de 2018. Este ano a Renault está com grandes melhorias a nível de motores, isto pode fazer Lewis Hamilton entrar em rota de colisão com a sua antiga equipa.

O vencedor do Grande Prémio de amanhã é ainda uma incógnita, mas já está a mexer com os corações e as cabeças dos amantes da alta velocidade.

Serão os McLaren Renault, Red Bull Renault, Williams Mercedes, Force India, Toro Rosso Honda, Renault e Haas, a apresentar-se na corrida inaugural na Austrália ao seu melhor nível e lutarão por pontos, poles e vitórias. capazes de dar luta à Mercedes e à Ferrari?

Nesta altura, tanto a Mercedes como a Ferrari têm desafios tão grandes como a ambição de bater recordes e a luta pelo quinto título mundial de Hamilton da Mercedes e de Vettel da Ferrari, ou a vontade de Bottas da Mercedes e de Raikkonen da Ferrari de vencerem e surpreende­rem os seus colegas de equipa e os outros adversário­s.

Alonso e Raikkonen pretendem terminar o seu jejum de vitórias que já dura alguns curtos, mas longos anos para a Fórmula 1. Bottas, Verstappen e Ricciard desejam lutar pela primeira vitória no Grande Prémio da Austrália e também pelo título. Ricciard, a correr na sua terra natal, tudo vai fazer para sair no primeiro lugar do pódio.

No domingo, podemos ter uma grande surpresa e o vencedor não ser nenhum piloto da Mercedes, Ferrari, Red Bull ou da McLaren, uma análise remota mas não impossível, devido às inúmeras hipóteses de entrada de Safety Car.

Apesar de em 2018 a Ferrari e a Mercedes serem as grandes favoritas e esperar-se uma luta renhida entre Hamilton e Vettel, a Red Bull está mais próxima da Ferrari este ano

 ?? AFP ?? Lewis Hamilton, campeão entra como candidato à vitória na corrida de arranque do Campeonato do Mundo
AFP Lewis Hamilton, campeão entra como candidato à vitória na corrida de arranque do Campeonato do Mundo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola