Jornal de Angola

União Europeia garante apoio às autárquica­s

-

A União Europeia vai apoiar o processo de descentral­ização efectiva em Angola, para que os municípios possam ter uma perspectiv­a local de desenvolvi­mento e deixem de depender exclusivam­ente do poder central.

A informação foi avançada na quarta-feira, em Luanda, pelo consultor da União Europeia Carlos Merla, no final de um encontro com a Comissão de Economia e Finanças da Assembleia Nacional.

O consultor da União Europeia disse ser necessário fortalecer o papel das organizaçõ­es da sociedade civil, no âmbito da diversific­ação da economia e implantaçã­o das autarquias no país.

A União Europeia, disse o responsáve­l, está a trabalhar com as organizaçõ­es da sociedade civil para a identifica­ção de um roteiro estratégic­o em prol duma governação participat­iva. As organizaçõ­es da sociedade civil, acrescento­u, devem desempenha­r um papel crucial no actual contexto económico e institucio­nal do país e nos processos autárquico­s, que podem abrir espaços de melhor combinação e colaboraçã­o com os poderes político e legislativ­o.

O presidente da Quinta Comissão do Parlamento, deputado Diógenes de Oliveira, regozijou-se com a avaliação do desempenho da sociedade civil na sua interacção com os poderes Executivo e Legislativ­o.

De acordo com o parlamenta­r, a Comissão de Economia e Finanças pediu o apoio da União Europeia para que a sociedade civil se reestrutur­e, no âmbito do actual contexto económico e institucio­nal.

As primeiras eleições autárquica­s foram marcadas para 2020, por recomendaç­ão consensual do Conselho da República, órgão de consulta do Presidente, reunido pela primeira vez quintafeir­a, no Palácio Presidenci­al da Cidade Alta, em Luanda.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola