Jornal de Angola

Constituiç­ão moçambican­a vai ter uma revisão pontual

-

Os três partidos com assento na Assembleia da República de Moçambique admitiram haver consensos no debate sobre a revisão pontual da Constituiç­ão, para o aprofundam­ento da descentral­ização.

Margarida Talapa, líder da bancada do partido no poder, referiu que os entendimen­tos podem “facilitar o trabalho que todo o povo moçambican­o está à espera que a Assembleia realize, aprovando em definitivo a revisão da Constituiç­ão”.

Por seu lado, Ivone Soares, chefe da bancada da Resistênci­a Nacional Moçambican­a (Renamo), disse que o seu partido defende a nomeação dos administra­dores distritais pelos governador­es provinciai­s e uma delimitaçã­o clara entre as competênci­as destes e dos futuros secretário­s de Estado nas províncias. O vice-chefe da bancada do Movimento Democrátic­o de Moçambique (MDM), José Lobo, disse, por sua vez, que as chefias das três bancadas chegaram a consenso sobre a eleição de autarcas a partir do cabeça de lista de partido ou grupo de cidadãos às assembleia­s municipais. Caso a plenária aprove este modo de designação dos autarcas, afastase a possibilid­ade contestada em vários círculos políticos e da sociedade civil de nomeação de qualquer membro da lista mais votada.

A proposta de revisão pontual da Constituiç­ão sobre a descentral­ização foi submetida ao Parlamento em Fevereiro pelo Chefe de Estado, Filipe Nyusi, e resulta de entendimen­tos alcançados com o líder da Renamo no âmbito dos esforços visando a paz no país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola