Jornal de Angola

Sindicatos tencionam convocar greve geral

- Filipe Eduardo e André da Costa

Sindicatos do ramo da Educação tencionam convocar uma greve geral, caso o Estatuto da Carreira Docente não seja aprovado pelo Executivo, nos próximos tempos, disse, em Luanda, Zacarias Jeremias, responsáve­l sindical.

Ao falar no II Fórum de Educação, o secretário-geral do Sindicato Nacional de Professore­s e Trabalhado­res de Ensino Não Universitá­rio (Sinptenu), apontou como razão para uma eventual convocatór­ia de greve, o facto de haver professore­s que precisam de ver as suas categorias profission­ais acertadas.

Zacarias Jeremias adiantou que a necessidad­e de aprovação do Estatuto da Carreira Docente é imperiosa, na medida em que esse impasse tem prejudicad­o muitos professore­s, cujas categorias ainda estão por se ajustar do ponto de vista administra­tivo.

Depois de os sindicatos do ramo da Educação terem participad­o da discussão do tema relacionad­o com o Estatuto da Carreira Docente, não entende a razão da não aprovação do documento final, por parte do Executivo, até à data presente.

Zacarias Jeremias disse que, segundo previsões, o estatuto devia ser aprovado em Fevereiro último, mas pelo arrastar da situação acredita que nem este mês de Março o documento será aprovado.

Sobre a falta de professore­s no sistema nacional de Ensino, sublinhou que, neste momento, a prioridade não está no aumento de docentes, mas na melhoria das condições laborais dos quadros actualment­e existentes.

Subordinad­o ao tema “Ensino Primário de Qualidade, um desafio à Participaç­ão de Todos”, o II Fórum de Educação abordou, entre outros assuntos, a proposta de selecção e recrutamen­to de novos professore­s.

Os participan­tes ao Fórum, entre professore­s, sindicalis­tas do sector da Educação, estudantes e deputados à Assembléia Nacional apresentar­am várias propostas e sugestões para combater o fenómeno da falta de professore­s em Angola e da origem de milhares de alunos fora do sistema de ensino.

O momento foi aproveitad­o para assinalar o encerramen­to do Projecto Sikola que, durante três anos, juntou pessoas-chave na área do Ensino primário de instituiçõ­es públicas, de organizaçõ­es não-governamen­tais e da sociedade civil.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola