Jornal de Angola

Campeão parte à frente na corrida inaugural da época

Circuito de Albert Park testemunho­u em quatro anos a viória de três pilotos diferentes, sendo Sebastien Vettel o último

- Altino Vieira Dias

Contagem decrescent­e. Hoje, às 7h00, disputa-se a primeira corrida do Campeonato de Fórmula 1. Se no futebol diz-se show de bola, na Fórmula 1 podemos dizer show de rodas. É o que se no Grande Prémio da Austrália, em Melbourne, no circuito Albert Parker.

Ontem, na sua passagem pelo circuito Albert Park, Lewis Hamilton demonstrou o trabalho árduo que as outras equipas têm de fazer para superar a fúria das flechas prateadas (Mercedes) e que a sua equipa ainda continua a ser o alvo a abater. Em Melboune, Hamilton não teve muitas dificuldad­es para conquistar a pole.

Hamilton parte na frente, seguido de Raikkonen, Vettel, Verstappen e Ricciardo. Já Valteri Bottas, colega do britânico Lewis Hamilton, na Mercedes, começa no décimo lugar. Kevin Magnussen e Romain Grosjean, ambos da Haas, começam na sexta e sétima posições, Nico Hulkemberg e Carlos Sainz, da Renault, ocupam o oitavo e nono lugares.

O nome do vencedor do Grande Prémio da Austrália é ainda uma incógnita, mas já está a mexer com o coração dos amantes da alta velocidade. Com muita exigência física, rectas longas, curvas e contracurv­as, com chuva ou sem ela, podemos ter em Melbourne uma corrida belíssima, explosiva e com algumas ultrapassa­gens. Mas não nos podemos esquecer que o vencedor pode não ser um dos pilotos da Ferrari, da Mercedes ou Red Bull, uma vez que são inúmeras as probabilid­ades de entrada de Safety Car e chuva.

Apesar de Vettel retirar a pressão sobre a Ferrari, alegando que os Mercedes são os carros mais rápidos neste início de campeonato e que a Ferrari deseja reduzir a diferença ao longo da época, a qualificaç­ão demonstrou que a equipa italiana está mais próxima e a Red Bull mais distante.

Muitos fãs prognostic­am que Vettel pode ser o vencedor da prova desta manhã, mas não acreditam na possibilid­ade deste conquistar o campeonato.

Alguns aficcionad­os dizem que a primeira corrida dará indícios de como serão os nove meses de competição. Boa parte dos adeptos afirmam que pilotos como Alonso, Ricciardo, Raikkonen e Verstappen podem esquecer a luta pelo título de campeão deste ano, por considerar­em que este é um sonho alheio e não lhes pertence. A legitimida­de é atribuída apenas a Hamilton, Vettel e Bottas, embora este último tenha um início de campeonato nada bom, por ter partido o carro ainda na qualificaç­ão.

"Para estes pilotos, o melhor é pensar que a solução não tem solução para serem campeões este ano e terão apenas como consolo alguns pontos, pódio e duas ou três vitórias no máximo, ao longo do campeonato, o que já seria muito bom", dizem os mais cépticos.

No despique dos construtor­es, a MacLaren tem muito trabalho ao longo do campeonato. Se por um lado Fernando Alonso e a MacLaren são vistos como possíveis candidatos para entrar na luta com a Ferrari, Mercedes e Red Bull, por outro, parece o contrário, por nesta primeira fase terem sido superadas na qualificaç­ão pelos carros da Haas e da Renault, e podem ser superadas na corrida de hoje pelos carros da Force India, aguardemos pelo desfecho.

Nos últimos quatro anos, as vitórias em Albert Park, têm sido repartidas. Nico Rosberg, já retirado da competição, ganhou em 2014 e 2016. Lewis Hamilton venceu em 2015, e Sebastien Vettel, o ano passado. Este ano, a incógnita permanece em torno de quem será o vencedor.

Nos últimos quatro anos, as vitórias em Albert Park, têm sido repartidas. Rosberg, ganhou em 2014 e 2016. Lewis Hamilton venceu em 2015, e Sebastien Vettel, o ano passado

 ??  ??
 ?? AFP ?? Favoritos compõem a primeira linha da grelha de partida, com Lewis Hamilton à frente
AFP Favoritos compõem a primeira linha da grelha de partida, com Lewis Hamilton à frente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola