Jornal de Angola

Angola bate o Zimbabwe e é terceiro

Selecção Nacional venceu por 4-2, o Zimbabwe, após marcação de grandes penalidade­s

- Anaximandr­o Magalhães

A Selecção Nacional de Futebol de Honras conquistou ontem, a terceira posição no Torneio das Quatros Nações, ao vencer por 4-2, após marcação de penalties, o Zimbabwe, no Estádio Levy Mwanawasa, na cidade de Ndola, na Zâmbia.

No final dos 90 minutos regulament­ares da competição enquadrada na primeira data FIFA do ano, Palancas Negras, designação oficial da equipa angolana, e Guerreiros, encontrava­mse empatadas a duas bolas.

Em desvantage­m a partir dos 22 minutos, golo apontado por Amidu Abbas, Angola reentrou na disputa pelo último lugar do pódio, por intermédio de Djalma Campos, que em cima do minuto 45 restabelec­eu a igualdade.

Determinad­os, os zimbabuean­os voltaram a fazer balançar, aos 54 minutos, por Chawapiwa Talent, as redes da baliza defendida por Neblú. A jogarem pelo prestígio, os Palancas, às ordens do sérvio Srdjan Vasiljevic, tiveram de primar por uma postura mais ofensiva em busca da redenção.

Aos 90 minutos, Yano, avançado do Progresso Sambizanga, 10.º classifica­do do Girabola, com cinco pontos, recolocou novamente a selecção na rota da melhor classifica­ção do torneio.

Na marcação das grandes penalidade­s, marcaram Carlinhos, Ary Papel, Job e Bastos, ao passo que Mira falhou. Neblú, foi outro dos destaques da equipa nacional, ao ter defendido dois penalties. O desafio entre as duas selecções foi o 19.º e permitiu a Vasiljevic e pupilos igualarem em oito vitórias para cada lado. Três são os empates para cada lado. No percentual, cada uma das equipas regista 42 por cento de vitórias.

Na partida de estreia, na passada quarta-feira, a selecção perdeu para a África do Sul, por 6-7, também depois da marcação de grandes penalidade­s. Quando no tempo preceituad­o ambas encontrava­m-se empatadas a um golo.

Os Palancas Negras regressam hoje à tarde ao país. O próximo compromiss­o internacio­nal está agendado para 7 de Setembro, frente ao Botswana, no Estádio Nacional 11 de Novembro.

O encontro fez parte da segunda jornada do Grupo I de apuramento à fase final da Taça de África das Nações (CAN), a disputar-se no próximo ano, nos Camarões. Este ano, no Chan, prova reservada aos jogadores que alinham apenas nos campeonato­s dos respectivo­s países, Angola foi afastada nos quartos-de-final, pela Nigéria, ao perder por 2-1, após prolongame­nto, resultante da igualdade a uma bola no tempo disposto.

Para a operação Torneio das Quatro Nações, o selecciona­dor nacional levou os guarda-redes, Gerson Barros, Neblú e Landú. Defesas: Fabrício, Mira, Nary, Isaac, Tó Carneiro, Depaiza, Wilson e Bastos. Médios: Carlinhos, Show, Herenilson, Almeida e Paty. Avançados: Ary Papel, Djalma Campos, Mano Calesso, Yano, Job, Fofó e Vá.

 ?? M.MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
M.MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? M.MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Djalma Campos primeiro a esquerda tem sido o abono de família da equipa
M.MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Djalma Campos primeiro a esquerda tem sido o abono de família da equipa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola