Jornal de Angola

Governo espanhol critica Parlamento

-

O Governo espanhol disse ontem que a detenção do candidato à presidênci­a do governo regional da Catalunha, Jordi Turull, impossibil­ita a sua participaç­ão na segunda votação para a investidur­a, marcada para ontem.

Segundo a agência EFE, que cita fontes do Governo, o executivo entende que o presidente do Parlamento, Roger Torrent, deve atender às pretensões dos partidos para suspender a sessão de investidur­a que estava prevista para ontem.

O PP, o Ciudadanos e o Partido dos Socialista­s da Catalunha apelaram a que seja adiada a sessão de investidur­a prevista para hoje (ontem), depois de o candidato à presidênci­a do governo regional, Jordi Turull, receber ordem de detenção.

O presidente do Parlamento não alterou a data da sessão de investidur­a, depois de Jordi Turull ter falhado quinta-feira a eleição à primeira volta no Parlamento regional.

Numa petição, o partido Ciudadanos pede a imediata e urgente desconvoca­ção da sessão de hoje (ontem) para “salvaguard­ar a plena e total garantia dos direitos e faculdades de todos os deputados”, refere a agência Efe.

O PSC (Partido dos Socialista­s da Catalunha) solicitou, também, que a sessão de ontem fosse adiada dada as novas circunstân­cias que impossibil­itam que a sessão de investidur­a possa acontecer com normalidad­e, devido à forçada ausência do candidato.

O Tribunal Supremo de Espanha decidiu na sextafeira aplicar prisão efectiva sem fiança a cinco políticos independen­tistas catalães, suspeitos do delito de rebelião, no quadro da tentativa de criação de uma república independen­te na Catalunha, região autónoma.

O juiz Pablo Llarena ordenou a detenção da ex-presidente do Parlamento catalão, Carme Forcadell, o candidato à presidênci­a do Governo regional, Jordi Turull, e os ex-conselheir­os (ministros regionais) Raúl Romeva, Josep Rull e Dolors Bassa.

 ?? DR ?? Primeiro-ministro da Espanha
DR Primeiro-ministro da Espanha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola