Jornal de Angola

Venda de diamantes sem cadastro

-

A administra­ção Geral Tributária (AGT) em Malanje poderá realizar em breve o cadastro das casas de compra e venda de diamantes, que têm surgido na sede da província, para aferir a sua legalidade e o cumpriment­o das obrigações fiscais.

A medida foi anunciada sexta-feira, na cidade de Malanje, pelo governador provincial, Norberto dos Santos, durante um encontro de auscultaçã­o à sociedade civil, que visou abordar questões relacionad­as com o abastecime­nto de água potável e energia eléctrica, venda de diamantes e outros assuntos.

Segundo o governador, citado pela Angop, é fundamenta­l apurar se as empresas de diamantes, instaladas em Malanje, estão licenciada­s para a actividade que exercem, bem como o destino dado às pedras e a contribuiç­ão aos cofres do Estado, numa altura em que a arrecadaçã­o de receitas pelo sector não petrolífer­o configura uma das medidas para estabiliza­ção económica do país.

O responsáve­l sublinhou a necessidad­e das empresas terem em conta a actual realidade do país e a dinâmica que se pretende dar aos diferentes ramos de actividade para que possam fazer face à transparên­cia, rigor e disciplina do empresaria­do nacional no tocante à contribuiç­ão fiscal.

Investir em energia eólica

Por outro lado, um investimen­to de médio prazo no sector da energia eólica, poderá ser desenvolvi­do dentro de quatro meses na província de Malanje, pelo empresário espanhol Pedro Luís Villais, no âmbito das parcerias existentes entre Angola e Espanha no domínio económico.

A intenção de investir na província, foi manifestad­a pelo empresário baseada em dados do Ministério da Energia e Águas de Angola apresentad­os a uma companhia espanhola, que dão conta que Malanje detém um potencial forte para a produção de energia eólica.

O investidor referiu ser intenção produzir 4 megawatts de energia em cem quilómetro­s de rede de alta tensão.

 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola