Jornal de Angola

Anunciadas vagas para professore­s

- Carlos Bastos | Sumbe

O Ministério da Educação tem disponível um total 1.414 vagas para professore­s a serem admitidos este ano na província do Cuanza-Sul. A informação foi dada há dias ao pelo responsáve­l máximo do sector na circuncriç­ão, Brito Pacheco.

O director da Educação, Ciência e Tecnologia do Cuanza-Sul disse que os candidatos ao preenchime­nto das vagas serão submetidos este ano a a concurso público. O anúncio das vagas no sector foi feito no decurso de uma assembleia no pavilhão gimnodespo­rtivo do Benfica do Sumbe, promovida pelo Sindicto de Professore­s.

Brito Pacheco garantiu que o pelouro que dirgige já enviou para o Ministério os 9.665 processos que recebeu no início do ano lectivo. O encontro realizado a 17 de Março reuniu professore­s das várias instituiçõ­es escolares do Sumbe e os representa­ntes do Sinprof dos onze municípios da província.

O director da Educação disse que as vagas são exclusivam­ente para candidatos diplomados e aptos a exercer a docência para evitar a entrada de quadros sem pedagógia.

Sublinhou que no caso dos jovens que concluíram o ensino pré-universitá­rio, o concurso público será feito nos municípios e em função das necessidad­es que cada um. No encontro levantaram-se questões inerentes à aprovação do ante-projecto do novo estatuto da carreira dos docentes do subsistema de ensino não-universitá­rio e sobre estrutura remunerató­ria com vista a mitigar as desigualda­des salariais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola