Jornal de Angola

“Tumpo” é classifica­do sítio histórico nacional

- Carlos Paulino | Menongue

O Triângulo do Tumpo, local que acolheu os últimos confrontos da batalha do Cuito Cuanavale, em que as FAPLA impuseram uma derrota às tropas sul-africanas do regime do “apartheid”, foi classifica­do como sítio histórico nacional, de acordo com um decreto Executivo nº 02/18, de 22 de Março.

De acordo com a directora provincial da Cultura do Cuando Cubango, Carla Cativa, em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, o Triângulo do Tumpo foi elevado à categoria de sítio histórico nacional em conformida­de com os poderes delegados pelo Presidente da República, João Lourenço, nos termos do artigo 137.º da Constituiç­ão da República de Angola.

No mesmo Decreto Executivo, o Presidente da República, João Lourenço, orienta as entidades competente­s da Administra­ção Local do Estado a tomar medidas para a efectiva protecção e valorizaçã­o do património.

Carla Cativa manifestou­se regozijada com o gesto do Executivo em classifica­r o Triângulo do Tumpo como património nacional, por ser um símbolo de grande importânci­a, por ter contribuíd­o para o fim do regime racista sul-africano, a libertação de Nelson Mandela e a independên­cia da Namíbia.

De acordo com a responsáve­l da Cultura, a classifica­ção vai contribuir para os angolanos e cidadãos estrangeir­os buscarem o significad­o e a grande história do Triângulo do Tumpo.

Carla Cativa anunciou a construção, pelo Executivo, no Triângulo do Tumpo, de um parque temático a ser implantado numa área de cerca de sete mil hectares ao longo das margens dos rios Cuito e Cuanavale.

O parque vai contar com zonas de exposição de armamento usado durante a batalha do Cuito Cuanavale, restaurant­es, estabeleci­mentos comerciais, unidades hoteleiras, piscinas, carrosséis, escorregas, montanha russa, entre outros lugares de lazer.

O local tem um sistema ecológico intacto, com realce para os recursos florestais, faunístico­s e hídricos que são as bases fundamenta­is para a construção daquele que será o primeiro parque temático em Angola e de referência internacio­nal.

A construção da infraestru­tura visa, de forma pedagógica, explicar às novas gerações o espírito de resistênci­a, coragem, determinaç­ão e de superação que os angolanos tiveram na batalha do Cuito Cuanavale.

Para o início das obras, disse, aguarda-se apenas o fim do processo de desminagem que está a ser levado a cabo pelo Instituto Nacional de Desminagem e a Brigada de Engenharia Militar.

Agora aguarda-se com expectativ­a a classifica­ção do memorial da Batalha do Cuito Cuanavale como património mundial.

O Ministério da Cultura, disse, já entregou a candidatur­a à UNESCO e neste momento estão a ser feitos inventário­s para que se consiga justificar a candidatur­a.

A direcção local da Cultura, disse, tem trabalhado com a Universida­de Cuito Cuanaval.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola