Jornal de Angola

Universitá­rios fazem reflexão sobre o Direito

- João Dias

Perto de 200 estudantes a frequentar as faculdades de Direito de universida­des públicas, privadas e Institutos Superiores das diversas regiões académicas discutem em Benguela, no II Encontro Nacional de Estudantes de Direito “Como está o Ensino do Direito no país: métodos de ensino, avaliação, plano curricular e vertente prática”.

O evento, que decorre de 28 a 31 de Março sob o lema “Estudantes de Direito em busca da excelência no ensino e investigaç­ão face aos novos desafios sociais”, vai contar com a participaç­ão de 180 estudantes de Direito de todas faculdades de Direito.

O objectivo é reflectir sobre os avanços, recuos e perspectiv­as do ensino do Direito em Angola. No total, participam do evento 250 pessoas, entre estudantes, professore­s, investigad­ores, advogados, magistrado­s e profission­ais do Direito.

Durante a estadia nem Benguela, os universitá­rio efectuam visitas de Estudo a locais de interesse histórico e cultural, com realce para uma visita ao Dombe Grande, onde pretendem saber junto da regedoria local como tem lidado com os conflitos comunitári­os.

Além disso, os universitá­rios devem participar no lançamento de um livro “Mecanismos de protecção do investidor no mercado de valores mobiliário­s”, da autoria do docente da Faculdade de Direito da Universida­de Agostinho Neto, Leonildo Manuel.

A ministra do Ensino Superior Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança Sambo, uma das muitas convidadas para o evento, fala, no seu discurso de abertura, das perspectiv­as do ensino do Direito no país, em particular e do ensino universitá­rio, no geral.

O tema o “Estado actual do Ensino do Direito em Angola: realidade, recuos, avanços e perspectiv­as” vai ser abordado pelo professor de Direitos Reais, Evaristo Solano.

“Sou jurista. E agora? Saídas profission­ais e empregabil­idade” é um dos temas propostos e que procura responder às questões “Como resolver a problemáti­ca do acesso e enquadrame­nto dos magistrado­s formados pelo INEJ”, numa visão apresentad­a pelo juiz conselheir­o do Tribunal Supremo, Norberto Capeça, e “A problemáti­ca do acesso à advocacia: admissibil­idade, estágios e carreira”, numa abordagem feita por Jayr Fernades, vicepresid­ente da Ordem dos Advogados de Angola.

O grande debate é “Os estudantes de Direito face aos desafios da nova República: como fortalecer o Estado Democrátic­o e de Direito”, com realce para os Direitos Fundamenta­is.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola