Jornal de Angola

Antigos militares recebem subsídio

- Marcelo Manuel | Ndalatando

O processo de pagamento de subsídios de desmobiliz­ação a antigos militares das extintas FAPLA começou ontem, em Ndalatando, com um grupo de 541 beneficiár­ios, entre antigos sargentos e soldados.

O processo de registo dos antigos militares teve início em 2015 nas administra­ções municipais de cada um dos dez municípios que compõem a província do Cuanza-Norte. Ao todo são 148 sargentos e 393 soldados.

De acordo com o coronel Ribeiro Tomás, chefe do Distrito de Recrutamen­to e Mobilizaçã­o das Forças Armadas Angolanas no CuanzaNort­e, os antigos militares com a categoria de sargentoma­ior recebem 233.415,50 kwanzas, um primeiro sargento 161.915.00 kwanzas e um terceiro sargento 135.159,50 kwanzas. Um soldado recebe 55.355.00 kwanzas.

Ribeiro Tomás disse que cada beneficiár­io deve apresentar o Bilhete de Identidade e o cupão de pagamento. Em caso de morte, Ribeiro Tomás avançou que, para melhor certificaç­ão, os familiares ou parentes devem apresentar a documentaç­ão do falecido e o respectivo boletim de óbito. O coronel Ribeiro Tomás disse que o atendiment­o é feito de segunda a sábado e tem o término previsto para o dia 31 de Maio próximo.

Satisfação incontida

O antigo primeiro-sargento das FAPLA Filipe Osório, 64 anos, cumpriu uma década de serviço militar. Visivelmen­te satisfeito, disse que o dinheiro chega em boa altura, porque já tem planos para aplicar o dinheiro e cuidar da família.

O mesmo pensamento é comungado por Deolinda João, que pensa em ampliar a sua casa de um quarto e sala, em função da família, que cresceu.

Na ocasião, a vice-governador­a do Cuanza-Norte para o Sector Político, Social e Económico, Leonor Garibaldi, disse acreditar que os valores atribuídos podem facilitar a execução de iniciativa­s que propiciem o reforço da economia familiar.

 ?? NILO MATEUS | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Deolinda João recebeu o seu subsídio por ter servido as FAPLA
NILO MATEUS | EDIÇÕES NOVEMBRO Deolinda João recebeu o seu subsídio por ter servido as FAPLA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola