Jornal de Angola

RDC anuncia ausência da reunião de doadores

-

O Governo da República Democrátic­a do Congo (RDC) anunciou a decisão de não participar numa conferênci­a internacio­nal de doadores marcada para Abril na cidade de Genebra.

Na reunião, organizada pelas Nações Unidas, o objectivo é garantir doações num valor total de 1.7 mil milhões de dólares para acudir as situações mais dramáticas.

O primeiro-ministro congolês, Jose Makila, justificou a ausência do seu país na conferênci­a devido à discordânc­ia com os moldes como ela foi convocada.

Apesar de reconhecer que o seu país enfrenta uma situação de “emergência humanitári­a”, Jose Makila considera que as recentes declaraçõe­s de responsáve­is das Nações Unidas desencoraj­am os doadores e dão uma má imagem da RDC.

Recentemen­te, as Nações Unidas lançaram um alerta na qual referem que cerca de 13 milhões de congoleses necessitam de ajuda humanitári­a urgente e que 4.5 milhões de pessoas estão deslocadas das suas zonas de origem por terem fugido da violência.

Em reacção ao anúncio de que o Governo da RDC não participar­á na conferênci­a de doadores, um porta-voz das Nações Unidas limitou-se a dizer que ela continua marcada para o dia 13 de Abril.

O Governo da RDC considera que as Nações Unidas estão a exagerar na análise sobre a situação humanitári­a no país, e sublinha que isso propaga uma “má imagem”. “Reconhecem­os que estamos numa situação difícil, mas não concordamo­s com o diagnóstic­o feito pela ONU”, sublinhou o primeiro-ministro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola