Jornal de Angola

Carles Puigdemont continua na prisão

-

A justiça alemã decidiu, ontem, prolongar a detenção de Carles Puigdemont, expresiden­te do governo regional da Catalunha.

A informação foi avançada pela imprensa espanhola, que cita a agência noticiosa DPA, acrescendo que esta medida será mantida enquanto é processado o pedido de extradição do ex-líder independen­tista.

Puigdemont está, desde domingo, numa prisão próxima da cidade de Neumüenste­r, no estado alemão de Schleswig-Holstein, depois de ter sido intercepta­do pelas autoridade­s alemãs pouco depois de passar a fronteira da Dinamarca para aquele estado.

Recorde-se que um processo de extradição poderá demorar até 60 dias ou, em casos excepciona­is, até 90 dias a ser concluído. Carles Puigdemont foi detido depois do Supremo Tribunal Espanhol ter reactivado, na sexta-feira, um mandado de captura europeu e internacio­nal para Puigdemont e outros cinco dirigentes catalães.

O ex-presidente catalão estava refugiado há cerca de seis meses na Bélgica mas deslocou-se nos últimos dias a Helsínquia para dar uma conferênci­a, uma deslocação destinada a internacio­nalizar o processo independen­tista da Catalunha.

Ao saber de rumores sobre a decisão do Supremo espanhol, decidiu sair da Finlândia de carro. Avisadas pelas secretas espanholas, as autoridade­s alemãs intercepta­ram o político catalão pouco após passar a fronteira da Dinamarca, já no estado de Schleswig-Holstein.

 ?? DR ?? Tribunal alemão prolongou a detenção do ex-líder catalão
DR Tribunal alemão prolongou a detenção do ex-líder catalão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola