Jornal de Angola

Sector da Justiça pode dinamizar cooperação

-

O Presidente chinês, Xi Jinping, considerou ontem ser de grande importânci­a o fórum de cooperação entre os sistemas judiciais dos países de língua portuguesa e da China, que arrancou em Cantão, na zona sul do gigante asiático.

“O encontro é de grande importânci­a para promover o intercâmbi­o e cooperação judicial entre a China e outras nações”, escreveu Xi numa carta divulgada pela agência oficial de notícias Xinhua. “O encontro vai ajudar no desenvolvi­mento de um ambiente legal favorável e na construção de uma comunidade de futuro compartilh­ado para a humanidade”, disse Xi Jinping.

O presidente do Tribunal Supremo de Justiça de Portugal, António Henriques Gaspar, afirmou que “é a altura certa para construir uma base de cooperação e intercâmbi­o entre os sistemas judiciais dos países de língua portuguesa e da China”.

“Portugal está disposto a avançar com o diálogo mútuo e partilha de informação com a China”, disse o responsáve­l português, segundo um comunicado difundido pelo Tribunal Supremo Popular da China.

Apresentad­o pelas autoridade­s chinesas como um novo mecanismo de cooperação e intercâmbi­o entre a China e os países de língua portuguesa no domínio judicial, o fórum surge numa altura em que Pequim procura maior entrosamen­to com as autoridade­s estrangeir­as, visando garantir o sucesso da “Nova Rota da Seda”.

 ?? DR ?? Chefe de Estado chinês, Xi Jinping, quer cooperação forte
DR Chefe de Estado chinês, Xi Jinping, quer cooperação forte

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola