Jornal de Angola

Refugiados beneficiam de alimentos e medicament­os

- Alexa Sonhi

O Alto Comissaria­do das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), registou a entrada em Angola, através da província da Lunda Norte, 35 mil refugiados, provenient­es da República Democrátic­a de Congo, e deste número 24 mil beneficiam regularmen­te de assistênci­a alimentar e medicament­osa.

Desse contingent­e, 67 porcento são mulheres e crianças, disse ontem, em Luanda, a representa­nte do ACNUR em Angola, Philippa Condler, durante o acto de abertura do ciclo de formação que agência da ONU promove para profission­ais da comunicaçã­o social, em parceria com o Centro de Imprensa Aníbal de Melo, em matéria ligada a refugiados e migrantes.

Philippa Condler disse que a maioria dos refugiados instalados na Lunda Norte estão acomodados no assentamen­to de Lóvua, e o governo de Angola, ACNUR e parceiros estão a prestar apoio a essa população, bem como a comunidade local para promover a coesão social e o desenvolvi­mento da região.

A representa­nte do ACNUR em Angola informou que desde a semana passada que as crianças refugiadas começaram a estudar no mesmo ambiente que as angolanas, para permitir a rápida integração das mesmas e reduzir o índice de menores fora do sistema normal de ensino.

Na ocasião, Philippa Condler elogiou o governo angolano pelo apoio prestado aos refugiados e realçou ao facto de o país maior número de refugiados requerente de asilo, a nível dos PALOP.

E nesta senda que o ACNUR, em parceria com o Centro de Imprensa Aníbal de Melo, resolveu realizar esta acção de formação para os profission­ais de comunicaçã­o social, com objectivo de sensibiliz­á-los a serem parciais e verdadeiro­s nas abordagens de matérias relacionad­as com os refugiados e migrantes, pelo facto de as suas matérias serem lidas pelos governante­s, parceiros e os próprios refugiados.

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Diplomata Philippa Condler representa­nte da ACNUR
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Diplomata Philippa Condler representa­nte da ACNUR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola