Jornal de Angola

Renamo acusa Frelimo de fraude antecipada

-

O principal partido de oposição em Moçambique, a Renamo, acusou ontem a Frelimo e os órgãos eleitorais de protagoniz­arem uma fraude antecipada, através da inscrição de eleitores sem direito a voto nas eleições autárquica­s de Outubro.

Em conferênci­a de imprensa realizada em Maputo, o mandatário nacional da Renamo, André Majibire, denunciou uma alegada movimentaç­ão de funcionári­os públicos para se inscrevere­m em vilas e cidades onde irão decorrer as eleições autárquica­s. “Há casos de cidadãos que estão a ser coagidos pelo partido no poder, estão a ser obrigados a irem recensears­e dentro do raio autárquico”, declarou André Majibire. O mandatário nacional da Renamo disse que o partido tem conhecimen­to de casos de pessoas que saíram do distrito de Montepuez, na província de Cabo Delgado, norte do país, para se inscrevere­m em municípios da província de Nampula, também no norte.

Dentro da província da Zambézia, continuou, há situações de pessoas deslocadas de áreas fora da jurisdição autárquica para se recenseare­m em áreas que vão acolher as eleições municipais. O mandatário nacional da Renamo acusou ainda líderes comunitári­os afectos à Frelimo de estarem a “arrancar” cartões de eleitores para colocarem nomes de cidadãos sem direito a voto na província de Tete, centro de Moçambique.

“Achamos nós que é uma manobra que consubstan­cia fraude antecipada”, declarou André Majibire.

 ?? DR ?? Preparação das autárquica­s sob suspeita em Moçambique
DR Preparação das autárquica­s sob suspeita em Moçambique

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola