Jornal de Angola

Ministra defende mais investimen­tos nas pescas

Vitória de Barros Neto quer ver mais empresário­s nas actividade­s viradas ao pescado, sal e outros derivados do mar

- Victor Pedro/ Sumbe

A ministra das Pescas e do Mar, Vitória de Barros Neto, defendeu ontem, no Sumbe, que o empresaria­do nacional e estrangeir­o participe, cada vez mais, nas actividade­s viradas à produção do pescado, do sal e outros derivados do mar, para respondere­m ao chamado do Executivo para a diversific­ação económica, o combate à fome e à pobreza e o aumento do emprego.

Vitória de Barros Neto fez este apelo quando concluía uma visita de campo que iniciou no município de Porto Amboim, onde juntou directores nacionais e quadros sénior da Direcção Provincial das Pescas no Cuanza-Sul.

A ministra começou por visitar as salineiras RT, as estufas secadoras solares do centro de salga e seca das mulheres processado­ras, na comunidade do Gilco. No Sumbe, constatou o andamento do projecto de aquicultur­a em tanques redes da empresa Malambi Fishriver, na comunidade do Bezengulo e as obras de construção do centro integrado da pesca artesanal, na comunidade piscatória das Salinas do Ngunza.

Vitória de Barros Neto disse que a produção do pescado, do sal e outros derivados marítimos é fundamenta­l e prioritári­a para o Executivo, no quadro da diversific­ação da economia, por ter uma capacidade de envolver um maior número de pessoas numa única actividade.

A ministra preconizou que o empresaria­do comece a apostar na criação de lojas de apoio ao sector pesqueiro, para, por um lado, descongest­ionar a responsabi­lidade do Governo e, por outro, reduzir, significat­ivamente, a carência que os pescadores e processado­ras de pescado ainda enfrentam.

Vitória de Barros Neto disse ter gostado do que viu e ouviu na jornada de campo aos municípios de Porto Amboim e Sumbe, tendo-se referido às iniciativa­s locais e à força de vontade que os envolvidos nos projectos têm.

A ministra das Pescas exortou as associaçõe­s e cooperativ­as de pescadores e mulheres processado­ras de pescado a transforma­rem a sua actividade na sua principal fonte de rendimento, criando o hábito de poupança para garantirem a manutenção dos meios e a sua rentabilid­ade.

Vitória de Barros Neto salientou que o objectivo do Executivo é beneficiar todos de forma periódica e de acordo com as disponibil­idades, mas incentivou o sector privado a impor-se e a criar o seu espaço, porque, sublinhou, cada vez mais o Estado tem poucos recursos para continuar a apoiar sem retorno.

Reintegraç­ão

O governador provincial do Cuanza-Sul, Eusébio de Brito Teixeira, disse que muitos programas e projectos virados ao sector na província tornam-se realidade, como são os casos da entrega das embarcaçõe­s, de redes e, agora, de seis motores para os antigos combatente­s. Este gesto, disse, mostra que o Executivo está preocupado com a reintegraç­ão social dos ex-militares.

Eusébio de Brito Teixeira pediu aos beneficiár­ios para cuidarem dos meios que receberam e disse esperar que, com os novos motores para pesca, possam aumentar a captura do pescado, o que vai servir, não só para sustentar as suas famílias, mas também para manterem o bom funcioname­nto das referidas cooperativ­as e a durabilida­de dos mesmos.

Na sua mensagem de agradecime­ntos, os beneficiár­ios disseram que estão satisfeito­s e saudaram o empenho do Executivo, do Ministério das Pescas e do governo do Cuanza-Sul, para que os problemas que afectam os antigos combatente­s sejam resolvidos, no quadro do programa da sua reintegraç­ão na sociedade.

O ponto mais alto da visita de dois dias da ministra das Pescas e do Mar ao CuanzaSul acontece hoje no município de Porto Amboim, com a realização do Fórum Provincial de Revitaliza­ção da Pesca Artesanal, a ter lugar no Instituto Superior Politécnic­o.

Ministra das Pescas e do Mar termina hoje visita ao Cuanza-Sul, depois de orientar, no Instituto Superior Politécnic­o do Porto Amboim, um Fórum Provincial de Revitaliza­ção da Pesca Artesanal

 ?? VICTOR PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministra das Pescas e do Mar termina hoje visita de dois dias à província do Cuanza-Sul
VICTOR PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministra das Pescas e do Mar termina hoje visita de dois dias à província do Cuanza-Sul

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola