Jornal de Angola

Etiópia tem novo primeiro-ministro

-

A coligação política que lidera os destinos da Etiópia tem novo primeiro-ministro. Tratase de Abiy Ahmed, provenient­e da conturbada região de Oromo e eleito com mais de 60 por cento dos votos.

A eleição de Abiy Ahmed coloca um ponto final no vazio que se registava na liderança do Governo etíope desde o pedido de demissão apresentad­o o mês passado por Hailemaria­m Desalegn.

Apesar de já existir um novo primeiro-ministro, o estado de emergência continuará em vigor até que seja regulariza­da a situação na região de Oromo, de onde é curiosamen­te provenient­e o novo chefe do Governo etíope.

O novo primeiro-ministro, Abiy Ahmed, é o líder da Organizaçã­o Democrátic­a do Povo Oromo, um dos quatro partidos étnicos existentes na região.

Segundo alguns analistas locais, trata-se de um político astuto com impressiva­s credenciai­s académicas e militares. Tem apenas 42 anos de idade e nasceu na cidade de Agaro, na Oromia, sendo descendent­e de uma família onde existem cristãos e muçulmanos. Cumpriu o serviço militar chegando ao posto de tenente-coronel, tendo integrado uma força de manutenção de paz das Nações Unidas no Ruanda.

É fundador e chegou a director da Agência de Segurança dos Serviços de Internet entre 2009 e 2012, após o que foi nomeado ministro da Ciência e Tecnologia. Uma das principais “armas” com que chega a primeiro-ministro é o apoio que desfruta junto dos diferentes grupos étnicos da região de Oromo, o que o habilita a ser um interlocut­or aceite para dirimir os problemas da região.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola