Jornal de Angola

Nobel da Paz

-

MALALA YOUSAFZAI REGRESSA AO PAQUISTÃO

A prémio Nobel da Paz Malala Yousafzai manifestou-se feliz por regressar ontem ao Paquistão pela primeira vez desde que em 2012 deixou o país após ter sido baleada na cabeça pelos talibãs por defender a educação das raparigas.

“Estou muito feliz. Nem consigo acreditar que estou aqui”, declarou comovida num breve discurso na residência do primeiromi­nistro, Shahid Khagan Abbasi, em Islamabad, algumas horas depois de chegar de surpresa ao Paquistão, para uma visita de 4 dias. A jovem de 20 anos, que estuda em Oxford, chegou à capital do Paquistão, Islamabad, acompanhad­a pelos pais e sob fortes medidas de segurança. O primeiromi­nistro paquistanê­s eleogiou a coragem de Malala na luta pelos direitos humanos e bemestar das jovens raparigas. A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeir­os russo, Maria Zakharova, acusou o Reino Unido de ocultar informaçõe­s e afirmou que Moscovo não tem colhido qualquer cooperação por parte das autoridade­s de Londres nas investigaç­ões ao caso do envenename­nto do exespião Serguei Skripal e da sua filha.

“A Rússia tem repetidame­nte pedido às autoridade­s do Reino Unido que participem na investigaç­ão do envenename­nto de cidadãos russos e solicitámo­s informação quanto às circunstân­cias em que decorreu este incidente por meio da Embaixada da Rússia. Enviámos várias notas durante vários dias do mês de Março. Infelizmen­te, não tem havido resposta a esses pedidos”, revelou. Maria Zakharova acusou os britânicos de enviarem informação incorrecta e de o fazerem de forma deliberada. A tensão diplomátic­a entre Londres e Moscovo está na ordem do dia, tendo já resultado na expulsão de diplomatas russos de vários países ocidentais.

 ?? DR ?? RÚSSIA ACUSA REINO UNIDO DE OCULTAR INFORMAÇÕE­S
DR RÚSSIA ACUSA REINO UNIDO DE OCULTAR INFORMAÇÕE­S

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola