Jornal de Angola

Inundações dificultam aterragens de aviões

- Maximiano Filipe| Benguela

As enchentes provocadas nos últimos dias no rio Catumbela, na sequências das chuvas que se registam na província de Benguela, ameaçam inundar a cabeceira do Aeroporto Internacio­nal localizada próximo da foz deste recurso hídrico.

As águas das chuvas, que já provocaram inundações em algumas fazendas agrícolas ao longo do seu leito, nas localidade­s da Catumbela-Praia, Praia-Bebé, Egipto-Praia e arredores do Pólo Industrial da Catumbela, continuam a avançar para a cabeceira do aeroporto, o que começa a perigar a aterragem dos aviões.

O facto preocupa o ministro da Construção e Obras Públicas, Manuel Tavares de Almeida, que durante a visita de trabalho à província, terça-feira, baixou orientaçõe­s precisas para contenção da situação e prevenção de danos maiores.

Na base da estratégia de prevenção contra o alastramen­to das águas do rio para as fazendas agrícolas e a cabeceira do Aeroporto Internacio­nal da Catumbela, o engenheiro José Costa, da empresa de construção civil encarregue de efectuar os trabalhos no local, explicou que, perante a gravidade da situação estão a ser desenvolvi­das algumas acções paliativas.

José Costa assegurou que o trabalho visa desviar o curso das águas devido a sua intensidad­e e permitir que a pista do aeroporto continue em pleno funcioname­nto até que as chuvas cessem.

O ministro da Construção e Obras Públicas constatou, ainda, as condições das vias secundária­s e terciárias, a maioria das quais esburacada­s devido precisamen­te às chuvas que se abatem sobre Benguela.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Cabeceira do Aeroporto da Catumbela afectada pelas cheias
EDIÇÕES NOVEMBRO Cabeceira do Aeroporto da Catumbela afectada pelas cheias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola