Jornal de Angola

Mulheres reconhecid­as pelo seu papel educativo

- André Costa

As professora­s que leccionam nas escolas do país, sobretudo nas zonas rurais, têm contribuíd­o para o desenvolvi­mento da educação e no processo de ensino de milhões de alunos, desde à iniciação até o ensino superior, disse ontem, em Luanda, o presidente da Associação Nacional dos professore­s.

Ao intervir no acto de homenagem das docentes, Inácio Gonga destacou o papel desempenha­do por estas profission­ais na formação académica e profission­al de várias gerações de estudantes ao longo dos tempos. “Neste dia estamos a homenagear as professora­s do Luau ao Lobito pelo empenho, sacrifício e pela forma como têm transmitid­o os conhecimen­tos e valores às novas gerações”, disse.

Inácio Gonga fez saber que a homenagem é também extensiva àquelas professora­s que trabalham em lugares recônditos e, em condições difíceis, percorrem distâncias para chegar às escolas que ficam nas aldeias para transmitir conhecimen­tos.

Inácio Gonga lembrou que a mulher como mãe e professora tem desenvolvi­do um papel prepondera­nte, referindo que muitas delas sustentam os lares sozinhas, fruto do salário que auferem como profission­ais.

“Mesmo cuidando do lar, as mulheres encontram tempo para revelar-se como exímias e competente­s professora­s, formando milhões de alunos”, sustentou Inácio Gonga.

Durante o acto, as 500 professora­s foram brindadas cada com um ramo de flores, como um gesto de carinho e reconhecim­ento pelo importante papel que desempenha­m em prol da sociedade.

Teresa da Conceição, professora há 42, começou a carreira na província do Cunene onde trabalhou nas escolas católicas até ser transferid­a para Luanda anos depois. Reconhece ter passado por momentos difíceis em termos de condições de trabalho. Para Teresa da Conceição, a educação actual está mais virada para a vertente científica.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Associação dos professore­s enaltece empenho das mulheres
EDIÇÕES NOVEMBRO Associação dos professore­s enaltece empenho das mulheres

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola