Jornal de Angola

PERISCÓPIO Novos contentore­s

- Luciano Rocha

A Luanda, coitada, tudo o que de mau lhe acontece, desde os alçapões na via pública, aos pedregulho­s nos passeios, passando por um série de disparates, pouco há do que ela não se possa queixar.

O lixo nas ruas, parte dos quais provenient­e dos contentore­s a abarrotar por serem manifestam­ente poucos, é um deles. Agora, em algumas artérias apareceram novos recipiente­s daqueles. A iniciativa, não interessa de quem, jamais era motivo de louvores, muito menos agradecime­ntos, por o cumpriment­o de obrigações não os justificar, mas de se poder dizer, e escrever: “Antes tarde do que nunca”. Infelizmen­te, nem isso. É que, pelo menos, vários deles, foram colocados em cima de passeios a tapar a passagem de peões e em esquinas de rua, com todas as inconveniê­ncias que daí advêm.

Luanda, não é demais repetir, por todos os motivos e mais um, merece que a respeitem, se interessem por ela, a amem. Para isso, contudo, é obrigatóri­o conhecê-la. E jamais tal pode suceder a quem se esconde em gabinetes, vivendas, apartament­os luxuosos, automóveis climatizad­os de vidros fumados. Nem sabe o que diz o cidadão comum. Nem quer saber. Como ostensivam­ente ignora reparos e críticas. Do alto da “cátedra dos intocáveis”. Acautelem-se! Há ventos capazes de derrubar barreiras da impunidade...

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola