Jornal de Angola

Petrolífer­os pedalam no Tour de Marrocos

-

Bai/Sicasal-Petro de Luanda disputa de 6 a 15 de Abril, a 31.ª edição do “Tour” de Marrocos, com a distância de 1.552 quilómetro­s, totalizand­o dez etapas. Os petrolífer­os viajam na madrugada de domingo para Rabat, cidade que acolhe a etapa inaugural.

Estreantes na competição, os tricolores ambicionam integrar o top dez da classifica­ção geral e discutir um lugar no pódio da tabela africana. Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, o técnico dos tricolores, Carlos Araújo, assumiu que uma prestação positiva no “Tour” “significa entrar no ranking da União Internacio­nal de Ciclismo (UCI). Este é o objectivo perseguido pelo grupo na presente época”.

Dário António (líder), Mário de Carvalho (co-líder), Cruz Tuto, Bruno Araújo, Adilson Zacarias e Hélder Silva (gregários, atletas que auxiliam o capitão de equipa), são os ciclistas convocados pelo treinador.

Quatro selecções disputam o título africano, incluído

A equipa de ciclismo

22 equipas, entre as quais, duas profission­ais, designadas “pro tour” , e quatro “procontine­ntais” (correm na Volta a França). As demais formações (16), competem somente em África.

Carlos Araújo afirmou ainda que o Tour de Marrocos é o mais competitiv­o de África, em termos de qualidade, pois “só participam as equipas que se encontram num nível acima da média”, explicou.

Em relação às dificuldad­es o técnico considera o percurso muito montanhoso, mas conta com os trepadores Dário António, Cruz Tuto e Bruno Araújo para ultrapassa­r os obstáculos”.

“Segundo o calendário, na quarta etapa vamos percorrer 179 quilómetro­s nas montanhas. Três são da categoria dois e um da quatro. As categorias têm a ver com o nível de inclinação nas montanhas. Portanto será difícil”.

A preparação dos tricolores começou o mês passado, e durou seis semanas, num total de 100 horas, com estágio nas províncias do Bengo e Cuanza-Sul.

de homenagear as jogadoras que iniciaram o ciclo de conquistas douradas, reunir a família do andebol e estabelece­r a ponte entre as veteranas e actuais, as antigas glórias da modalidade disputam a 6 de Abril, no Pavilhão Principal da Cidadela, uma partida de carácter recreativo, inserida nas comemoraçõ­es do “Março Mulher”.

O grupo é integrado por atletas veteranas do Ferroviári­o, Petro de Luanda e 1º de Agosto. Na passada terçafeira, o grupo foi brindado, com a presença da ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula Sacramento Neto. Num ambiente descontraí­do, a titular da pasta dos desportos interagiu com as antigas colegas de equipa e da Selecção Nacional.

No sector masculino, a meta é trazer os atletas que fizeram a transição entre o período colonial e o pósIndepen­dência.

Com o objectivo

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Dário António é uma das esperanças angolanas na competição
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Dário António é uma das esperanças angolanas na competição

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola