Jornal de Angola

Fundistas disputam Nacional de Estrada

- Teresa Luís

O Campeonato Nacional de Estrada "Bromangol", é disputado hoje a partir das 8h00, numa distância de 15 quilómetro­s, a decorrer na província do Huambo, em ambos os sexos. A prova começa junto das instalaçõe­s da Cuca e termina na administra­ção da Cidade do Planalto Central.

Até ontem, foram inscritos 38 atletas federados em masculino, em representa­ção do Interclube, 1º de Agosto e Petro de Luanda. Em femininos, o número ainda é desconheci­do. Em função do desempenho nas últimas competiçõe­s, os atletas da equipa militar e da polícia são favoritos ao triunfo.

Simão Manuel, a par de Rafael Epasse, Francisco Caluvi, Tiago Baptista e Luís Kuvíngua são os nomes mais sonantes na classe masculina, ao passo que na feminina, o destaque recai para Adelaide Machado, Ernestina Paulino, Luciana Viengo e Alda Paulo. O Jornal de Angola apurou junto do director de prova, Pinto Diogo, que as condições para o tiro de largada estão criadas.

“Inicialmen­te tivemos problemas com o abastecime­nto de água. É ponto assente que sem o líquido precioso é impossível realizar a corrida. Felizmente já resolvemos. O nacional é uma competição do calendário da federação, acredito que os atletas têm se preparado de modo a melhorar as marcas ”, perspectiv­ou.

Relativame­nte ao estado do traçado, Pinto Diogo garantiu estar em condições e acrescento­u que a questão económica impede alguns fundistas de participar­em no campeonato.

“Por ser mais longo, comparado a São Silvestre, alguns atletas ficam intimidado­s com a distância. Por outro lado, muitos não têm capacidade financeira para se deslocarem para o palco da prova”, esclareceu o director.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola