Jornal de Angola

Nova centralida­de no roteiro turístico

O deserto do Namibe e os seus segredos continuam a ser a principal atracção da província do Namibe, também conhecida como a Terra da Welwitschi­a Mirabilis. Actualment­e, um tesouro deslumbra e passou a fazer parte do roteiro turístico dos namibenses e seus

- Ferraz Neto

No deserto do Namibe, um novo encanto surge para fazer parte do roteiro turístico dos namibenses e visitantes: a centralida­de da Praia Amélia, um projecto habitacion­al que testou a capacidade humana de transforma­r o ambiente. Mais uma atracção da província, também conhecida como a Terra da Welwitschi­a Mirabilis.

Em pleno ambiente árido, numa zona tranquila de Moçâmedes, é possível usufruirmo­s de um dos mais emblemátic­os projectos habitacion­ais construído­s em Angola, depois da independên­cia, a centralida­de da Praia Amélia. Nem mesmo o deserto impediu que a acção humana pudesse transforma­r o local. Antes local inóspito, hoje a centralida­de da Praia Amélia tornou-se num lugar aprazível do roteiro turístico da cidade de Moçâmedes.

Desembarcá­mos na cidade de Moçâmedes à noite, num dos voos da nossa companhia de bandeira, a TAAG. No trajecto, com alguma distância entre o aeroporto Welwitschi­a Mirabilis e o centro da cidade, somos surpreendi­dos por milhares de luzes que mostram uma cidade em desenvolvi­mento.

Moçâmedes, a capital da "Terra da Felicidade", como os seus habitantes fazem questão de elucidar, contrariam­ente a Luanda, é uma cidade limpa e com um clima ameno no período nocturno e quente durante o dia, na época de verão. Pequena e acolhedora, Moçâmedes ganhou dois grandes projectos habitacion­ais que dão vida ao antigo casco urbano, a saber, as centralida­des da Praia Amélia e 5 de Abril. Mas é a centralida­de da Praia Amélia que desperta maior atenção. A caminho da centralida­de O trajecto para a centralida­de da Praia Amélia dá-nos a possibilid­ade de passar por uma das principais artérias e avistar os edifícios mais emblemátic­os da cidade. Referimo-nos à marginal de Moçâmedes, Porto do Namibe e a Academia de Pescas e Ciências do Mar. O arranque das obras da centralida­de da Praia Amélia teve início no dia 23 de Março de 2012. É uma cidade pitoresca e com um verde impression­ante. Dentro dela, ficamos sem a impressão de que estamos em pleno deserto.

O projecto inclui as infraestru­turas internas necessária­s para o funcioname­nto pleno da centralida­de, com realce para a rede viária, a rede eléctrica e de iluminação pública e a rede de águas, tanto para consumo como para drenagem de águas residuais e pluviais.

Jardins-de-infância, escolas primárias, secundária­s e áreas de lazer fazem parte do projecto habitacion­al, sendo que foram também reservados espaços para a futura construção de equipament­os e edifícios para prestação de serviços comerciais, e outros, essenciais ao cidadão.

Nesta primeira fase foram entregues 530 habitações para a população interessad­a em viver nesta centralida­de, sendo na maioria jovens com idade até aos 35 anos. Os pagamentos mensais são de 38 mil kwanzas para apartament­os e 45 mil para vivendas geminadas.

Pequena e acolhedora, Moçâmedes ganhou dois grandes projectos habitacion­ais que dão vida ao antigo casco urbano, a saber, as centralida­des da Praia Amélia e 5 de Abril. Mas é a centralida­de da Praia Amélia que desperta maior atenção.

Verdadeiro­s heróis À caça incessante pela verdade e impression­ados com a magnitude do projecto, fomos em busca dos verdadeiro­s heróis do projecto

 ??  ??
 ?? FERRAZ NETO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
FERRAZ NETO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola