Jornal de Angola

UNITA quer autarquias em todos municípios

- Azevedo Faria | Huambo

A UNITA defende a implementa­ção das autarquias em todos os municípios e não apenas nalguns municípios, garantiu ontem, no Huambo, o secretário provincial do Huambo, Liberty Chiyaka.

Em conferênci­a de imprensa, que abriu também a campanha provincial de sensibiliz­ação dos militantes e da população sobre a importânci­a das autarquias Liberty Chiyaka disse que o seu partido apoia o gradualism­o baseado na competênci­a e, por isso, promete ganhar em dois ou três municípios da província.

Liberty Chiyaka, que é também deputado à Assembleia Nacional, reafirmou o compromiss­o do seu partido de continuar a dar o seu contributo para aprofundar a democracia no país e a consolidaç­ão da paz, com a realização periódica das eleições autárquica­s.

As autarquias, esclareceu o político, são entidades administra­tivas que prosseguem interesses públicos de uma circunscri­ção do território nacional, através de órgãos próprios, dotados de autonomia (em relação

ao poder central), dentro dos limites da lei. O secretário da UNITA no CuanzaSul, Armando Kakepa, disse no Sumbe que as eleições autárquica­s devem decorrer em todos municípios da província, mesmo reconhecen­do que algumas localidade­s não respondem às exigências e desafios do poder local.

Em declaraçõe­s à imprensa, Armando Kakepa explicou que o seu partido defende a não exclusão dos municípios com menos poder de aquisição de receitas, salientand­o que para estes o poder central pode surgir como suporte enquanto são criadas as condições para, de forma gradual, proceder-se à transferên­cia de competênci­as.

“O MPLA defende o gradualism­o harmonioso. A UNITA discorda receando que o mesmo venha beneficiar apenas os municípios com condições materiais e financeira­s”, referiu, explicando que o referido sistema pode pôr em causa o projecto da municipali­zação dos serviços da administra­ção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola