Jornal de Angola

ISCED cancela curso de Língua Portuguesa

- Arão Martins | Lubango

O Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), na província da Huíla, está a funcionar, no presente ano académico, sem o curso de Língua Portuguesa, por falta de docentes suficiente­s para este ramo, informou na quinta-feira o directorad­junto da instituiçã­o para área Científica.

Walter Tchissingu­e, que falava ao Jornal de Angola, à margem da tradiciona­l cerimónia de baptismo de caloiros, disse que grande parte dos professore­s que leccionava­m no curso de Português na Huíla se transferiu para outras instituiçõ­es, e um pequeno número foi reformado nos últimos tempos, “daí a razão do défice de professore­s este ano”.

No ano lectivo em curso, segundo Walter Tchissingu­e, O Instituto Superior de Ciências da Educação na Huíla conta com 760 alunos nos cursos de Pedagogia, Psicologia, Língua Francesa, Língua Inglesa, Filosofia, História, Matemática, Química, Física, Informátic­a Educativa, Geografia, Biologia e Educação Física e Desportos.

“Nos dias correntes Angola tem aproximada­mente 200 mil estudantes universitá­rios, dos quais sete mil fazem parte do Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla”, estimou.

Por seu lado, o director provincial da Educação, Ciência e Tecnologia na Huíla, Américo Chicote, disse, no referido acto, que o sector da Educação precisa de docentes qualificad­os. “Para isso, é preciso que o estudante reveja a sua postura enquanto formando, e o seu espírito autocrític­o para que possa fazer face à complexida­de do ensino”, defendeu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola