Jornal de Angola

Escolas registam sobrelotaç­ão de alunos

-

A sobrelotaç­ão de alunos nas salas de aula no subsistema de ensino geral, na província do Zaire, devido à insuficiên­cia de infra-estruturas escolares, está a dificultar o processo de ensino na região.

A maioria das salas de aula, de acordo com dados disponibil­izados à imprensa pelo sector da Educação, acolhem mais de 60 alunos, e no âmbito da reforma educativa, o Ministério da Educação orienta que cada sala deve ter, no máximo, 45 alunos.

Dados do sector da Educação no Zaire a que a Angop teve acesso dão conta de que a região dispõe de 2.201 salas de aula do ensino primário ao II ciclo do ensino secundário, com 150 mil alunos matriculad­os no presente ano lectivo, leccionado­s por quatro mil professore­s.

Este facto foi admitido em Mbanza Kongo pelo inspector da Direcção Provincial da Educação, Ciência e Tecnologia, Miguel Ernesto, que falava à imprensa à margem da reunião metodológi­ca do sector.

A reunião contou com a participaç­ão dos dez inspectore­s escolares dos municípios de Mbanza Kongo, Cuimba, Soyo, Nzeto, Tomboco e Nóqui. O assunto relacionad­o com o alegado acto de corrupção de que é acusado um funcionári­o dos Recursos Humanos da Repartição Municipal da Educação do Cuimba, Ciência e Tecnologia, que burlou quatro milhões de kwanzas a 14 professore­s com a promessa de promoção nas carreiras docentes também esteve em análise no encontro que juntou várias instituiçõ­es da província do Zaire.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola