Jornal de Angola

Cinco mil técnicos para as autarquias

Adão de Almeida diz que o país precisa de mais quadros capazes para a implementa­ção das autarquias

- Josina de Carvalho

O ministro da Administra­ção do Território e Reforma do Estado, Adão de Almeida, anunciou ontem a formação, até 2022, de cerca de 5.000 funcionári­os das administra­ções municipais, no quadro da preparação das eleições autárquica­s, previstas para 2020.

O Ministério da Administra­ção do Território e Reforma do Estado vai formar, até 2022, cerca de 5.000 funcionári­os das administra­ções municipais.

O anúncio foi feito ontem pelo ministro da Administra­ção do Território e Reforma do Estado, Adão de Almeida, no encerramen­to do curso de gestão municipal de unidades urbanas dirigido a administra­dores municipais provenient­es de diferentes localidade­s do país e ministrado pelo Instituto de Formação de Administra­ção Local (IFAL), durante 45 dias.

Adão de Almeida afirmou que a Administra­ção Local precisa de mais quadros capazes e preparados para os desafios do presente e do futuro, com a implementa­ção das autarquias, “de modo que, efectivame­nte, a vida se faça nos municípios”.

Sem quadros capazes, sublinhou, não há autarquias eficientes e muito dificilmen­te o sonho de uma melhor governação local se tornará realidade.

O ministro da Administra­ção do Território e Reforma do Estado anunciou igualmente que a partir deste ano e durante a presente legislatur­a vai ser adaptado o perfil da formação dos recursos humanos da administra­ção local.

Para a criação das primeiras autarquias locais em 2020, Adão de Almeida disse que será necessário redefinir o modelo e proceder à actualizaç­ão do registo eleitoral, com vista a garantir que cada cidadão vote no município da sua residência, bem como reestrutur­ar o modelo de organizaçã­o e gestão das finanças públicas, para garantir a plena realização das finanças locais.

“As autarquias locais não só terão orçamento próprio, como terão autonomia financeira”, clarificou, informando igualmente que será adaptado o modelo de arrecadaçã­o de receita dos municípios, consideran­do as diferenças e o potencial de cada um.

A estrutura orgânica dos municípios também será reestrutur­ada, para a tornar mais de acordo com o que poderá ser no futuro.

O Ministério da Administra­ção do Território e Reforma do Estado vai ainda transferir mais competênci­as para os municípios, para que estejam preparados para exercerem no futuro as suas competênci­as de modo autónomo.

Adão de Almeida disse que o Ministério dará início nos próximos tempos um debate público, para encontrar as melhores soluções para a implementa­ção das autarquias locais conforme a realidade do país.

O Ministério também já começou a receber propostas da sociedade civil sobre o processo de implementa­ção das autarquias locais e já solicitou a diferentes entidades proeminent­es da sociedade angolana um parecer sobre a matéria. “Todas as contribuiç­ões são bem-vindas. A nossa abertura é total”, assegurou.

Para a criação das primeiras autarquias locais, em 2020, será necessário redefinir o modelo e proceder à actualizaç­ão do registo eleitoral, com vista a garantir que cada cidadão vote no município da sua residência

Para Adão de Almeida, a tarefa de implementa­ção das autarquias locais será a maior reforma da governação local desde a independên­cia nacional. A sua concretiza­ção com o êxito desejado, referiu, não é compatível com análises simplistas, nem recomendam abordagens populistas, tendo em conta a seriedade e complexida­de da questão.

“O bem que queremos para os nossos municípios e para os nossos munícipes aconselham a não marcarmos passos maiores do que as nossas pernas”, disse, para defender que o mais importante do que a velocidade da marcha, é a certeza e a segurança de que o país está no rumo certo.

Os administra­dores municipais considerar­am a formação proveitosa, pelo facto de terem aumentado os seus conhecimen­tos sobre os vários diplomas legais que regem a administra­ção local, com objectivo de melhorar a gestão e os serviços prestados aos cidadãos.

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministro Adão de Almeida encerrou curso de gestão municipal dirigido a administra­dores
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro Adão de Almeida encerrou curso de gestão municipal dirigido a administra­dores

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola