Jornal de Angola

Morreu Winnie Mandela

-

Morreu ontem no hospital de Milkpark de Joanesburg­o, aos 81 anos, Winnie Mandela, antiga activista contra o apartheid e ex-mulher de Nelson Mandela.De acordo com uma nota da família, Winnie Mandela morreu pacificame­nte após “uma doença prolongada”.

Aos 81 anos de idade morreu durante a tarde de domingo, na África do Sul, Winnie Mandela, ex-mulher de Nelson Mandela e activista antiaparth­eid, anunciou esta segunda-feira um seu assistente pessoal.

WinnieMadi­kizela-Mandela nasceu em 1936 em Bizana, na África do Sul. Era a quarta dos oito filhos que Columbus e Gertrude, os pais, tiveram. Gertrude morreu quando Winnie tinha apenas nove anos altura em que a família se desmembrou e os oito filhos foram separados e colocados a viver com parentes.

Apesar das limitações que o país africano impunha à educação das crianças negras, mudou-se para Joanesburg­o depois de terminar a escola secundária, com o objectivo de estudar serviço social. Licenciou-se na Jan HofmeyrSch­ool em 1956 e alguns anos depois terminou o mestrado em relações internacio­nais, já na Universida­de de Witwatersr­and.

Conheceu o então advogado e activista anti-apartheid Nelson Mandela em 1957. Casaram no ano seguinte. Tiveram duas filhas antes de Nelson ser preso, em 1963, e condenado a prisão perpétua.

Enquanto o marido esteve preso, Winnie emergiu como a figura principal da luta contra o apartheid e chegou a ser condenada a prisão domiciliár­ia.

Em 1969, tornou-se uma das primeiras pessoas detidas sob a Secção 6 do muito debatido “TerrorismA­ct” e esteve 18 meses na solitária da Prisão Central de Pretória.

Nelson Mandela foi libertado em 1990 e as imagens dos dois, a liderar uma multidão de mãos dadas, correram o mundo.

 ?? DR ?? Malograda foi defensora dos valores das liberdades dos povos
DR Malograda foi defensora dos valores das liberdades dos povos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola